× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Psicologia da URI e seus Projetos de Extensão

02/05/2012

Neste último dia 26 de abril, aconteceu mais uma reunião de estudo de casos no CREAS e Centro de Referência da Mulher. Há mais de um ano, esta que é uma das ações de um Projeto de Extensão do curso de psicologia, vem congregando a Delegacia de Polícia de Santiago, o Conselho Tutelar, a ONG Casulo, o CREAS e o Centro de Referência da Mulher no sentido da abordagem interdisciplinar às demandas de Segurança Pública e Assistência Social de Santiago.
            Nestas oportunidades, discutem-se situações de vida e vulnerabilidade buscando-se qualificar as intervenções e encaminhamentos dos diferentes casos que chegam às instituições.
            As instituições de saúde, assistência social e segurança pública de São Francisco de Assis organizaram-se em torno de uma proposta de trabalho mediada pelo curso de psicologia da URI e pelo Delegado de Polícia daquele município, Alex Massmann. O primeiro encontro, que congregou mais de quinze representantes das diferentes instituições de São Francisco, de professora e das acadêmicas Cinara Batista e Geovana Martins do curso de psicologia, aconteceu, no dia 19 de abril e teve como principal objetivo apresentar o Projeto de Extensão desenvolvido em Santiago e sensibilizar as equipes de trabalho de São Francisco de Assis.
            Na oportunidade, discutiu-se os objetivos, a metodologia e o cronograma destas reuniões de estudo de casos que acontecerão como desdobramento do Projeto que existe há mais de um ano em Santiago. A partir deste espaço coletivo, busca-se otimizar a comunicação das instituições que acompanham as demandas dos indivíduos e coletivos em vulnerabilidade social do município. Analisar conjuntamente e congregar esforços para encaminhamentos e intervenções de proteção, apoio e redução de riscos é o objetivo precípuo dos profissionais envolvidos. Nesta quarta-feira, dia 3 de maio, na sede da Ong Acolher, acontece a primeira reunião de trabalho.
            O projeto “Bola pro Futuro”, em sua parceria com a URI, retomou, a partir de 16 de abril, as atividades de formação continuada e planejamento conjunto da equipe técnica e monitores. Com a participação do curso de psicologia, em todas as últimas sextas-feiras de cada mês, estarão acontecendo os encontros de formação. Ademais, está em implantação atividade a ser mediada pelo acadêmico de psicologia, Thiago Flores, direcionada às seleções do “Bola pro Futuro”. Por fim, junto à Clínica-Escola do curso de psicologia da URI, são realizados os acompanhamentos terapêuticos a partir de demandas das famílias dos alunos deste importante projeto social da prefeitura de Santiago.


Esta notícia foi visualizada 1112 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157