Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Contribuintes de baixa renda e entidades do terceiro setor podem procurar o NAF

23/07/2012

Você sabia que na URI Santiago você encontra um local onde pode encontrar orientações contábeis e fiscais básicas? O NAF, que quer dizer Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, criado e coordenado pelo Curso de Ciências Contábeis, resume-se na criação de um núcleo universitário de estudos contábeis e fiscais, e atendimento ao público, visando atender a demanda da extensão acadêmica do curso. Com o NAF, a URI, que tem como dever preparar o aluno para o exercício da cidadania e do pensamento crítico, capacitando-o para assumir responsabilidades sociais e profissionais de forma competente, intensifica a ligação do conhecimento teórico com o conhecimento prático, que coroa a eficácia do profissional.

             

O núcleo está pautado em dois pilares:

 

Estudos Contábeis e Fiscais – Visa permitir aos acadêmicos atividades extracurriculares através da criação de grupos de estudo e debates acerca de temas contábeis e fiscais, buscando o desenvolvimento cognitivo e racional dos assuntos que compõem o cotidiano do profissional da Contabilidade.

Atendimento ao Público – O NAF busca apoiar contribuintes de baixa renda, pessoas jurídicas do terceiro setor, formalização do Microempreendedor Individual (MEI), e demais pessoas que, de outro modo não teriam acesso às orientações contábeis e fiscais básicas. 
              
             

Para os atendimentos, o NAF conta com a presença de um professor orientador. É no início de cada semestre letivo que é publicado edital de seleção para acadêmicos atuarem no NAF. Os alunos precisam cumprir uma série de tarefas, que inclusive estão no regulamento: Prestar assessoria consultiva às pessoas que procurarem o NAF, acompanhar o andamento dos procedimentos, observar orientações técnicas e instruções dadas pelo professor, apresentar relatórios no final de cada semestre, entre outras.
              

 

Além dos grupos de estudos e debates, saiba quais são alguns serviços oferecidos para pessoa física, bem como, para pessoa jurídica:

 

 


Pessoa física:
• Elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF;
• Elaboração da Declaração de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR;
• Consulta a situação cadastral do CPF – orientações básicas e informações;
• Emissão de Certidão negativa de débitos e tributos;
• Ajuda com a navegação no portal da Receita Federal do Brasil: agendamento, consulta de horários etc;
• Atendimento à demanda de cálculos periciais judiciais e extrajudiciais do Escritório de Práticas Jurídicas da URI Campus de Santiago (EPJUR);
• Formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e assistência fiscal e contábil em seu primeiro ano de existência.

 

Pessoa jurídica:
• Consulta a situação cadastral do CNPJ;
• Emissão de certidão negativa da pessoa jurídica;
• Consulta e orientação frente às demonstrações contábeis e declarações fiscais obrigatórias às pessoas jurídicas do terceiro setor;
• Ajuda com a navegação no portal da Receita Federal do Brasil: agendamento, consulta de horários etc.

 

O atendimento ao público ocorre nas quartas-feiras e sextas-feiras, das 13h30min às 17h. Para agendar sua visita, basta entrar em contato, via e-mail ou telefone, em qualquer dia da semana, no período da tarde.

 

A partir da criação do NAF, o Curso de Ciências Contábeis acredita que estamos vivenciando um novo tempo, pois nasce a iniciativa de ofertar cidadania às comunidades e capacitação diferenciada aos estudantes do curso de Ciências Contábeis. Venha conhecer o NAF!

 

Atendimento no NAF

 

Foto: Curso de Ciências Contábeis

 

E-mail para informações: naf@urisantiago.br
Telefone: (55) 3251 3151, ramal 278

 

Núcleo de Comunicação

URI- Campus Santiago


Esta notcia foi visualizada 1187 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157