Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

URI Santiago participa do VER-SUS em Cruz Alta

14/02/2013

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões participou do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), em Cruz Alta. Além da URI, mais três universidades gaúchas participaram: Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Franciscana (Unifra) e Unicruz, onde o grupo ficou hospedado. De 27 de janeiro a 10 de fevereiro, o grupo de universitários realizou rodas de conversa e vivências, e além de Cruz Alta, a equipe esteve no município de Selbach, no qual conheceu o sistema básico de saúde e projetos realizados pela Secretaria de Saúde. Os versusianos estiveram também no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e participaram de doação de sangue. Na programação, ainda teve visita ao Assentamento Seival e um encontro na Secretaria de Saúde de Cruz Alta, entre muitas outras atividades.

 

 

Criado através do Ministério da Saúde em 2002, o VER-SUS oportuniza aos universitários a troca de experiências, demonstrando a atuação dos futuros profissionais na gestão do Sistema Único de Saúde, estratégias de atenção, controle social e processos de educação na saúde. Da URI, participaram os acadêmicos do 9° semestre de enfermagem Cléton Salbego, facilitador, e Mare Vane da Silva Cunha, versusiana. “Durante o dia a gente vivenciava os serviços de saúde e de assistência social e durante a noite a gente discutia e fechava os relatórios diários”, explica Cléton. A participação de ambos veio através de processo de seleção do governo, onde eles colocaram quais eram suas pretensões no VER-SUS.

 

Fotos: divulgação

 

Cléton contou que foi uma vivência interdisciplinar: “Na faculdade, a gente estuda a questão da interdisciplinaridade e esta é a proposta do VER-SUS, que reúne estudantes das mais variadas áreas do conhecimento e proporciona uma troca muito rica”. Os cursos que participaram foram Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional e Agronomia.

 

 

VER-SUS na URI Santiago- Os membros do Coletivo IntenSUS, que organiza e promove o evento em parceria com a URI Santiago, convidam estudantes de diferentes cursos, bem como, estudantes da região, para que participem dos espaços de discussão na URI- Câmpus Santiago. O VER-SUS será no Prédio 9 da Universidade em diferentes horários, do dia 17 a 23 de fevereiro. Atualmente, o projeto é realizado em larga escala, em vários estados brasileiros, e é parte da política prioritária do Ministério da Saúde. Mais informações pelo versusantiago@gmail.com.

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notcia foi visualizada 1110 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157