× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

NUCEPE é apresentado na URI Santiago

18/02/2013

Na tarde da quinta-feira, 14, a URI Santiago conectou-se com a Universidade Federal do Maranhão, mais precisamente com o professor Isidoro Cruz Neto, para tratar sobre o projeto do NUCEPE, o Núcleo de Capacitação e Estudos do Processo do Envelhecimento/ Santiago, já que o referido professor é coordenador do NUCEPE de São Luiz do Maranhão. Estavam presentes acadêmicos, professores, colaboradores, bem como, o Diretor Administrativo, Jorge Padilha.

 

 

O NUCEPE de Santiago está constituído por  professores e acadêmicos (professores de  Psicologia, Direito, Enfermagem e História e acadêmicos de Enfermagem,  Direito e Psicologia) e profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social, do Conselho Municipal do Idoso de Santiago e do Projeto Municipal “Forma e Saúde”. Também, possui acadêmico de Educação Física da Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), colaboradores da URI, enfermeiras, bem como, Ministério Público de Santiago. O NUCEPE nasceu com diversos objetivos, sendo um dos principais mobilizar a rede de ensino, a assistência social, a saúde e a comunidade em geral em torno de questões relacionadas ao envelhecimento.

 

A reunião começou com vídeos mostrando práticas realizadas no Asilo de Santiago durante o período que o professor Isidoro esteve no Município. A acadêmica de Psicologia Maida Mazoy explicou detalhes sobre o NUCEPE, contando que realizou estágio na instituição sob a orientação do professor Izaque Ribeiro. Foi uma tarde para conhecer as pretensões do NUCEPE, para trocar experiências com o professor Isidoro e para muita reflexão a respeito de uma realidade tão próxima e as vezes tão desconhecida. 

 

Fotos: NUCOM

 

Diante do grande crescimento da população idosa de Santiago e do Brasil, o NUCEPE  busca ser um espaço de práticas, pesquisa, projetos  e efetivação dos direitos ao envelhecimento.

 

 

Dados do IBGE no censo de 2010:
* População residente:
60 a 69 anos: 4.344 pessoas
70 anos ou mais: 3.728 pessoas
Total: 8.072
Homens de 60 a 69 anos: 2.091 pessoas
Homens de 70 anos ou mais: 1.412 pessoas
Total: 3.503
Mulheres de 60 a 69 anos: 2.253 pessoas
Mulheres de 70 anos ou mais: 2.316 pessoas
Total: 4.569
* 16,24% da população de Santiago possui mais de 60 anos

 

 

Realidade:
A população idosa brasileira é a que mais aumentou nos últimos 50 anos: em 1960 eram 3,3 milhões de idosos com mais de 60 anos e em 2010 esse número passou para 20,5 milhões. A ONU afirma que, em 10 anos, o mundo atingirá a marca de 1 bilhão de idosos e que, em 2050, a população com mais de 60 anos, será de 2 bilhões, ou seja, 20% da população mundial.

 

 

Mais alguns objetivos do NUCEPE:
* Buscar promover a mobilidade acadêmica entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a URI/ Câmpus Santiago
* Organizar o I Seminário Internacional “Interdisciplinaridade e os Direitos Humanos no Envelhecimento”

 

 

Quem participou quinta:
Acadêmicos do curso de Psicologia Maida Mazoy, João Carneiro, Anselmo Vargas, Vilson Menezes, acadêmica de Enfermagem Émily Motta e acadêmica do Direito Patricia de Almeida. Professores Izaque Ribeiro, Anahy Oliveira, Rosângela Montagner, Roselaine Espindola e João Érico. Além do Diretor Administrativo Jorge Padilha, estava presente a colaboradora Michele Gindri, do setor de extensão.

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1444 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157