× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Reitora da URI em exercício homenageada pelo dia das mulheres

21/02/2013

A Reitora em exercício da URI, Rosane Vontobel Rodrigues, foi a mulher homenageada com a capa da revista ZB Imagens e Fotos de fevereiro/março. O evento foi realizado na manhã de terça-feira, 19, no prédio Castelinho que recebeu um seleto público, onde também outras mulheres foram lembradas pela publicação social. Na sua manifestação, a professora Rosane Vontobel Rodrigues, lembrada em nome da URI; enalteceu a persistência da diretora da revista, Zeni Bearzi, que há mais de 20 anos mantém a publicação em circulação privilegiando acontecimentos e matérias sociais. Dentre os convidados, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Gradução da URI, Giovani Palma Bastos.                      

 

“Quero repartir com todas as mulheres de Erechim, a capital da Amizade, essa distinção de participar de sua revista Zeni, pois desde que ganhamos direito a voz e voto, precisamos lutar e muito, ainda, para sermos protagonistas nas nossas próprias histórias”, destacou a professora Rosane. Dirigindo-se diretamente à editora da revista, a professora Rosane observou que “quero lhe dizer que todas nós mulheres a quem neste momento coube participar desta edição, estamos felizes, pois fomos desafiadas a compartilhar com o coletivo, o que pensamos, o que somos, como vivemos. Isto oportunizou-nos um outro diálogo com  seus leitores”.

 

A professora homenageada com a capa e duas páginas da publicação, buscou no tempo, exemplos de mulheres que ajudaram a ‘escrever’ a trajetória histórica das mulheres na construção da sociedade, lembrando dentre elas, a vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira. Mas a manifestação da professora e reitora em exercício da URI não ficou só nas mulheres. “O caminho da dignidade passa por esta  compreensão, que mulheres e homens  crescem, planejam, sofrem, escolhem, trabalham, amam e buscam ser felizes. Isto é viver”, sublinhou. 

 

A professora que tem seu berço natal em Giruá, mas que construiu seus  projetos profissionalmente e constituiu família em Santiago, não poderia encerrar sua fala sem lembrar do seu torrão:  “E a vida merece todos os sentidos como afirma  um poeta da minha terra,Oracy Dornelles: vive, na perpétua continuidade das vidas, vive no pesadelo dos germens e no silêncio dos gigantes, vive na obstinação dos venenos e na doçura das seivas, vive nas saudades das rosas e na ingratidão dos espinhos, vive na cinza libertada das urnas pela palpitação integral dos ventos”.

 

Além da professora Rosane Vontobel Rodirgues, outras mulheres da sociedade local e regional foram lembradas e homenageadas.    Ficará em exposição no Castelinho até dia 8 de março  as  páginas da revista com as matérias sobre as homenageadas. Para encerrar, uma equipe da Clínica Santa Mônica, fez uma palestra sobre a autoestima das pessoas. Ao final, a Reitora da URI em exercício, distribuiu 100 poesias de poetas de sua terra – Santiago. O evento será reproduzido na TV Erechim nos próximos dias. 

 

Foto: Reitoria

 

 

Assessoria de Comunicação da Reitoria


Esta notícia foi visualizada 1160 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157