× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

“Um perfil muito bom de qualidade” diz MEC sobre curso de Enfermagem

26/04/2013

Não poderia ser diferente: organização didático-pedagógica satisfatória, corpo docente qualificado e infraestrutura exemplar só poderiam garantir o conceito que o curso de Enfermagem recebeu esta semana do MEC. A visita aconteceu de 17 a 20 de abril, através de duas avaliadoras.

 

 

Conforme consta no relatório de avaliação, publicado no portal do ministério, o processo de verificação in-loco fluiu dentro da normalidade, havendo coerência entre as informações protocoladas e a realidade constatada durante a visita.

 

 

Na quarta-feira, ao ser comunicada do conceito (que varia de 1 a 5), a Direção da Universidade emitiu o seguinte comunicado: “É com muita felicidade que comunicamos que o curso de Enfermagem da URI - Santiago, obteve na avaliação in loco do MEC, conceito 4. Certamente, pelo trabalho em equipe de todos (as). Sabemos que cada um fez a sua parte, motivo pelo qual o todo não poderia ser diferente. Nesses momentos, sentimos, mais e mais, a força de pertencer a uma Universidade Comunitária, comprometida com a sua gente, missão e princípios para uma educação de qualidade”.

 

 

O curso-  O curso possui 4.220 horas integralizadas em no mínimo cinco anos e no máximo em 10 anos, conforme descrito no PPC do curso. São ofertadas 40 vagas anuais, mas o sistema de desenvolvimento das disciplinas é semestral, sendo que as atividades teóricas ocorrem no período noturno e as práticas clínicas e os estágios supervisionados são realizados no turno diurno. Atualmente é coordenado pela enfermeira Silvana de Oliveira Silva, com mestrado em Enfermagem, possuindo 13 anos de atuação na instituição, sendo 10 no curso técnico de Enfermagem e três anos no curso de graduação.

 

Encerramento da avaliação na sexta-feira, dia 19. Maria Saléti Reolon, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, Diretor Geral Francisco Gorski, coordenadora do curso Silvana, avaliadoras do MEC, Diretor Administrativo Jorge Padilha e Diretora Acadêmica da URI, Michele Noal Beltrão

 

 

A seguir, as considerações finais da comissão de avaliadores:

 

A comissão, formada pelas professoras Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad (Coordenadora; docente da UEL) e Marieta Fernandes Santos (UNIOESTE), realizou no período de 17 a 19/04/2013 a Avaliação de Renovação de Reconhecimento nº 98859 do Curso de Enfermagem, pleiteado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), com carga horária de 4220 horas, regime semestral, 40 vagas anuais, distribuídas ao longo de, no mínimo, 5 anos ou no máximo, 10 anos.

 

Após análise preliminar das informações postadas pela IES no Sistema e-MEC, a comissão realizou in loco reunião com os representantes da IES apresentando o cronograma de trabalho e os objetivos da visita. Além disso, realizou entrevistas com docentes e discentes, reunião com os membros do NDE e da CPA, verificou a documentação disponibilizada pela IES e verificou as instalações físicas utilizadas pelo Curso, tais como: Biblioteca, Salas de Aula, Laboratórios, Salas de Reuniões para o NDE, Locais de Prática e de
Estágio Supervisionado nas instituições de saúde do município, entre outros.

 

Todas as verificações, feitas na visita, tomaram por base as orientações e disposições do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial, assim como a legislação vigente. Assim, tendo realizado as considerações sobre cada uma das dimensões avaliadas e sobre os requisitos legais, todas integrantes deste relatório, a Comissão atribuiu, em consequência, os seguintes conceitos por Dimensão:

 

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica Conceito: 4,0
A Organização Didático - Pedagógica apresentou modelo pertinente, onde a Instituição de Ensino Superior estabelece critérios
organizacionais, integrando o PDI e o PPC de forma a atender todas a condições estabelecidas pelas diretrizes educacionais.
Dimensão 2 – Corpo Docente Conceito: 4,0
O Corpo docente do Curso de Enfermagem participa de forma direta e pertinente nas reuniões e atividades do colegiado de curso,
com característica multiprofissional, NDE com co-participação nas decisões que estabelecem o funcionamento e diretrizes do curso.
Dimensão 3 – Infraestrutura Conceito: 4,5

 

A infraestrutura da IES, biblioteca, laboratórios, sala de aula, sala de professores, laboratório de informática, estão dentro dos padrões, onde o corpo discente tem fácil acesso, número adequado e condições de limpeza adequadas. Os espaços implantados para os docentes em tempo integral são suficientes considerando, a disponibilidade de equipamentos de informática em função do número de professores, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

 

Destaca-se que o Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), atende aos requisitos legais e normativos pertinentes.

 

 

Assim, diante do acima exposto e considerando ainda, os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e neste instrumento de avaliação, o Curso de Enfermagem apresenta um perfil muito bom de qualidade, ficando, portanto com conceito final 4.

 

Curso funciona no prédio 09 da Universidade

 

Fotos: NUCOM

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1957 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157