× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Reportagem Especial: Por um novo olhar para a saúde

06/05/2013

Atualmente o Coletivo IntenSUS, formado em sua maioria por acadêmicos da URI Câmpus Santiago, está vivendo, como diz o nome, dias intensos: os integrantes estão em movimentação para a construção da 4ª edição do VER-SUS na região. O coletivo, inclusive, foi convidado a realizar uma oficina no II Fórum VER-SUS Metropolitano – As diversas faces do SUS. Com a temática “Conhecendo o VIVER-SUS”, os acadêmicos Talita Kiffer (Enfermagem) e Drean da Costa (Psicologia), contaram todo o percurso e movimentos do coletivo no último fim de semana.

 

Mas o que é este coletivo? É um grupo de pessoas, que organizam diversas ações na área da saúde. É uma união para pensar a formação em saúde, inclusive para pensar o principal e grande evento, que é o VER-SUS- Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. “Em 2011, o Governo retomou o VER-SUS e propôs a todos os Estados que criassem coletivos e comissões para realizar as edições do VER-SUS”, explicou o acadêmico do 9º semestre de Psicologia da URI, Drean da Costa. A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, da qual Santiago faz parte, formou um coletivo, no caso, o IntenSUS, que hoje conta com cerca de 10 integrantes.

 

Com o VER-SUS, que já foi realizado várias vezes em Santiago, estudantes e demais participantes visitam instituições públicas de saúde e de assistência social e após, discutem acerca das experiências. No mês de março, foi aprovado em âmbito estadual o projeto de inverno do VER-SUS, sendo que no último dia 1°, o Coletivo IntenSUS encontrou-se para começar a pensar na organização e seleção dos facilitadores desta edição, os quais estarão participando da Oficina Estadual de Formação de Facilitadores em Porto Alegre nos dias 25 e 26 de maio.

 

Drean da Costa e Gabriela Dalenogare, acadêmica do 9° semestre de Enfermagem, lembram que o coletivo pode integrar não apenas estudantes de farmácia, enfermagem e psicologia. No último VER-SUS, por exemplo, participaram acadêmicos de Ciências Contábeis. O Sistema Único de Saúde (SUS), o foco do VER-SUS, foi criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, tornando o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão.

 

“É obvio que mesmo fazendo o VER-SUS a gente não consegue ter uma visão totalitária do sistema. Mas é possível ver a grandiosidade do que é se ter um sistema publico de saúde. A gente sabe que o SUS é muito novo, tem 20 anos, então existem vários problemas. Mas, a gente também sabe que ele é um sistema que é modelo no mundo”, complementou Drean.  Eles deixam claro que o VER-SUS não tem caráter avaliativo: “A gente vai apenas absorver tudo que a gente vê para gente estudar e trazer para esta nossa construção”, comenta a acadêmica Gabriela. Os versusianos visitam também cidades da região, como Jaguari, Capão do Cipó, Santa Maria, assentamentos e movimentos sociais.

 

Uma visão de mundo que jamais teriam se não fosse o VER-SUS, afirmaram eles. 

 

Último VER-SUS aconteceu na segunda quinzena de fevereiro em Santiago

 

 

Mais sobre a origem do IntenSUS:
Hoje, o VER-SUS tem como principal suporte os acadêmicos dos diversos cursos de graduação da URI. A ideia inicial de realizar a primeira edição do VER-SUS em Santiago partiu do interesse dos acadêmicos que participam do NIEPE (Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão) que é composto por alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia. Dentro deste núcleo, uma das temáticas que passou a ser muito trabalhada foi a Saúde Coletiva. Daí então, a movimentação acadêmica organizou o Coletivo IntenSUS –Interdisciplinaridade e Ensino no Sistema Único de Saúde.

 

Mais sobre o VER-SUS:
É desenvolvido pelo Ministério da Sáude em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde com duração de 15 a 20 dias.

 

Fotos: divulgação

 

Devido ao Coletivo IntenSUS, VER-SUS tornou-se realidade, possibilitando vasta experiência aos acadêmicos e demais participantes

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago

 


Esta notícia foi visualizada 1013 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157