× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Conselho Universitário aconteceu no Câmpus de Santiago

10/06/2013

O órgão máximo consultivo, deliberativo e normativo em matéria de ensino, pesquisa, extensão e administração da URI, o Conselho Universitário, aconteceu na quinta-feira, 06, no Câmpus de Santiago, sob a presidência do Reitor da instituição, professor Luiz Mario Silveira Spinelli.

 

Antes do início do CUN, o terceiro do ano de 2013, todos foram recepcionados com um grande café da manhã, e após, presenciaram um momento cultural a cargo da Fanfarra do Exército Brasileiro.

 

Reitor, Pró-Reitora de Ensino, Rosane Vontobel e Diretora Acadêmica do Câmpus Santiago no momento do café da manhã

 

Segundo o Reitor da URI, foram decididas matérias muito importantes, tendo sido mais um Conselho Universitário de muita relevância. Entre as principais deliberações, o grupo tratou do aditamento do Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI, previsão de novos cursos e implantação do curso de medicina para a Universidade, que vai acontecer no Câmpus Erechim.

 

Fanfarra antecedeu o CUN, emocionando a todos

 

O Câmpus de Santiago terá a implantação do curso de Educação Física para o 1º semestre de 2014, com vestibular previsto para 23 de novembro, sendo 40 vagas, na modalidade licenciatura. Também, Santiago teve vários cursos de Pós-Graduação Lato Sensu aprovados no CUN, que são: MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Planejamento e Gestão da Educação, Docência do Ensino Superior, Gestão Pública em Cidades, Direito Civil e Processual Civil, Finanças e Controle Gerencial, Metodologia do Ensino de Literatura e Psicologia Clínica da Infância e da Adolescência. Para a Diretora Acadêmica do Câmpus, Michele Noal Beltrão, foram “grandes determinações para o futuro da URI até o ano de 2015”. “Aqui em Santiago, teremos um curso de educação física, com projeções de crescimento, de expansão, de estruturação”, salientou o Reitor. 

 

Pró-Reitores Clovis Hempel e Rosane com Reitor Spinelli ao fundo da sala e os demais integrantes do CUN durante o conselho

 

Fotos: NUCOM

 

Sobre medicina, Spinelli adiantou que é necessário estar com o curso pronto para ser implantado, sendo necessário aguardar a abertura do edital do Governo Federal. Também, foi definido mais um Mestrado no Câmpus Frederico Westphalen, aumentando o portifólio de cursos Stricto Sensu, que hoje é fundamental para a vida das instituições. O Doutorado será na área de ecologia: “até 2016 a URI tem que ter dois Doutorados para continuar com o status de Universidade”. O mesmo será proposto para 2014 em Erechim. 
 

 

“Foram matérias muito importantes que a gente deliberou aqui em Santiago. E eu quero enaltecer o compromisso, a organização do Câmpus de Santiago que sediou”, disse Spinelli em entrevista à Rádio da URI.  “Isso é importante para mostrar a força de uma unidade que está organizada e que entende a complexidade e a importância de um colegiado como esse”, concluiu o Reitor, já ao final da visita, durante almoço de encerramento na AFURIS, a Associação dos Funcionários da URI.

 

 

A Universidade- Necessita ter quatro Mestrados e dois Doutorados para ter o status de Universidade. O Mestrado que será implantado no Câmpus de Frederico Westphalen será o 8º. Ecologia será o 2° Doutorado. Na Universidade, o aluno entra em uma instituição não só de ensino, mas também de pesquisa e extensão.

 

Integrantes do Conselho- Reitor (Presidente); Pró-Reitores; Diretor Geral de cada Câmpus; representantes da Câmara de Ensino; representantes da Câmara de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação; representantes da Câmara de Administração; representante docente de cada Câmpus; representante do corpo técnico administrativo de cada Câmpus; representante discente de cada Câmpus; Bispos Diocesanos dos municípios sede de cada Câmpus, ou seu representante especificamente designado para este fim; Prefeitos e Presidentes de Câmaras de Vereadores dos municípios sede de cada Câmpus ou de seus representantes especificamente designados para este fim.

 

Algumas atribuições do Conselho Universitário:
- formular a política geral da Universidade;
- aprovar o Regimento Geral da Universidade bem como dos órgãos que a integram;
- escolher o Reitor e os Pró-Reitores através da opção por uma das chapas mais votadas;
- aprovar a criação, expansão, modificação e extinção de cursos propostos pelos Colegiados
dos Departamentos;
- aprovar a ampliação ou diminuição do total de vagas dos cursos oferecidos anualmente;
- aprovar a criação de novos campi, submetendo-a à Mantenedora e ao Conselho Nacional
de Educação;
- estabelecer a política da Universidade no que diz respeito ao regime de trabalho, carreira
profissional, seleção, admissão, remuneração, dispensa e aperfeiçoamento de pessoal,
bem como sobre a vacância de cargos;
- aprovar a proposta de salários e gratificações da Universidade;
- autorizar e/ou homologar a celebração de acordos, convênios e outras formas de
colaboração com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras;
- aprovar o Plano de Carreira Docente e o Plano de Cargos e Salários;
- aprovar o Calendário Acadêmico;
- aprovar as condições gerais de criação e funcionamento de Grupos de Pesquisa;
-  aprovar o Plano de Gestão da Universidade.

 

Mais fotos aqui.

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1134 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157