× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Aberto V Seminário de Formação Continuada de Gestores da URI

15/07/2013

O reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, ao abrir nesta segunda-feira, 15, o V Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, que se realiza na URI – Santiago, abordou amplamente o tema ‘Vivendo a Universidade’. Colocando a URI como centro da terminologia ‘Universidade’, o reitor fez um chamamento para que todos que trabalham na instituição reforcem seu sentido de corresponsabilidade no enfrentamento dos desafios que a instituição tem pela frente, “até porque ela depende de todos nós”, destacou. O reitor voltou a dar ênfase a um aspecto que tem usado com frequência em suas manifestações: “precisamos sempre ter presente, e a comunidade também, que a URI é uma universidade privada, porém, não particular; e somos instituição pública, porém, não estatal”, observou.

 

Luiz Mario Spinelli também refletiu sobre a importância de interpretar e exercitar todos os dias a missão da URI – que visa ‘formar pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir o conhecimento, promover a cultura, o intercâmbio, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas’. Dentro deste contexto o reitor alertou que o compromisso regional da URI deve ser exercitado também diariamente como foco de ações. “Diante da expansão do ensino superior, onde antes nem o Estado e nem instituições particulares se faziam presentes, a URI, ao ocupar este espaço de forma inovadora enquanto instituição comunitária tem compromisso com o desenvolvimento regional. Esta parceira com as comunidades, ganha hoje, uma nova dimensão e uma nova ênfase”, disse o reitor.

 

 

Luiz Mario Spinelli destacou ainda a preservação da imagem que a URI desfruta junto às comunidades onde está inserida, a organização e a efetivação do trabalho de forma solidária e democrática, uma vez que as decisões dentro da Universidade são colegiadas, através de uma gestão compartilhada e corresponsável, e enfatizou a forma de sustentabilidade da instituição. O reitor também destacou alguns números que a URI, com apenas 21 anos, pode ostentar e se orgulhar, entre os quais, passando neste período, de 13 para 47 cursos, de 22 para 94 opções de ingresso, de 2.000 para 12.500 alunos na graduação. Observou também novos programas como o PIBID e o PARFOR, as escolas de ensino básico, e a existência de 76 grupos de pesquisa, com destaque para o PIIC (Programa Institucional de Iniciação Científica). Luiz Mario Spineli informou ainda que em 2012 a URI destinou em recursos próprios, R$ 2,8 milhões para a pesquisa e R$ 2,3 milhões para ações de extensão. Sublinhou que a Universidade recebeu recentemente seu recredenciamento válido por mais cinco anos, consolidando-se como instituição comunitária.

 

Por fim, o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, destacou a importância do salutar convívio em um ambiente ambivalente, onde diversidade e unidade se conjugam, a necessidade de internacionalização da instituição. Alertou para cuidados redobrados quando da cogitação de novos cursos, e observou que a se a instituição, com todos os seus setores às vezes se transforma em um ambiente complexo, de outro lado, permite que os objetivos e os sonhos, podem ser perfeitamente alcançados.

 

Antes da palestra do reitor, o diretor geral da URI – Santiago, professor Francisco Assis Gorski, recepcionou a todos com a costumeira fidalguia pampeana. No mesmo evento, no salão de atos, os participantes do Seminário assistiram a um momento cultural preparado pela equipe do câmpus. Na sequência, o Seminário contou com palestra do professor e doutor Ricardo Rossato que abordou o Ensino Superior e Epistemologia’. À noite, novo momento cultural e jantar de integração com show cultural no Círculo Militar de Santiago. Amanhã, 16, a programação tem continuidade com palestras a partir das 8h30min e encerramento previsto para as 17h30min. O evento contou também com a presença dos pró-reitores de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e do pró-reitor de Administração, Clovis Quadros Hempel, diretores das unidades da URI, professores, autoridades da comunidade, entre outros.

 

Diretor Geral do Câmpus

 

Espetáculo da APAE

 

Fotos: Lucas Esmolarck

 

 

Ensino

 

Para a profª. Rosane Vontobel Rodrigues, Pró-reitora de Ensino da URI, e coordenadora do Seminário de Formação Continuada dos Gestores, “a preocupação central é integrar as pessoas e sensibilizá-las para o trabalho conjunto e compartilhado, além de fomentar a compreensão de que os saberes da docência devem estar em permanente reflexão na academia de uma universidade. A formação continuada amplia o diálogo e gera oportunidades de outros olhares para o ensino a pesquisa e a extensão”. A Pró-reitora de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, tem sido uma entusiasta do Programa de Formação Continuada, juntamente com sua equipe de trabalho, não medindo esforços para que seminários como este que se realiza em Santiago, serviam como uma nova e imprescindível fonte de fomento às atividades dos gestores da URI em todas as áreas da instituição.

 

Pesquisa

 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos, “a educação continuada é essencial. A URI sempre preocupada com a qualidade da formação acadêmica integra gestores da Pós-Graduação Stricto Sensu, onde estes buscam aprimorar programas com competência profissional.

 

Administração

 


Na opinião do pró-reitor de Administração, Clovis Quadros Hempel, o Seminário de Formação Continuada, “é um dos principais momentos de repensar a instituição, realçando nossos melhores pontos na troca de experiências, ampliando nossos conhecimentos sobre os conceitos e as práticas de gestão, para melhorar nosso desempenho e motivação, na busca continua de melhores resultados”.

 

 

Assessoria de Comunicação- Reitoria

 

 

 

 


Esta notícia foi visualizada 1128 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157