× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Reportagem Especial: V Seminário de Gestores em Santiago

17/07/2013

A URI Santiago foi palco, em dois dias, de muita discussão, reflexão, amizade, integração, cultura e atualização. O Câmpus sediou o V Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, recebendo em sua unidade as outras cinco, Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. Participam deste seminário, os diretores dos Câmpus, diretores das escolas, chefes de departamentos, coordenadores de área do conhecimento, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu e técnicos-administrativos da Universidade.

 


O seminário teve início às 13h da segunda-feira, 15, com credenciamento. Na abertura, a Escola Especial Carlos Humberto Aquino Frota, a APAE, realizou um belo espetáculo. “Sonhos e Pesadelos” arrancou aplausos da plateia. O Diretor Geral do Câmpus Santiago, professor Francisco Assis Gorski, acolheu a todos na abertura, e, na sequência, o Reitor, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, levou ao público o tema “Vivendo a Universidade”. Ele fez um chamamento para que todos que trabalham na instituição reforcem seu sentido de corresponsabilidade no enfrentamento dos desafios que a mesma tem pela frente. O seminário também recebeu os pró-reitores de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, coordenadora do evento, de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e de Administração, Clovis Quadros Hempel.

 

No 1° dia, após o coffee break da tarde, o professor Ricardo Rossatto falou sobre ensino superior e epistemologia no Salão de Atos. Na parte da noite, às 19h15min, a professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica do Câmpus, foi a responsável pelo acolhimento. O público presenciou um grande espetáculo da Cia. Corpus de Ballet, da coreógrafa Viviane Spagnolo, professora de dança da Escola de Educação Básica da URI. O ballet dramático “Lago dos Cisnes” foi a primeira apresentação de uma noite repleta de cultura. Após a dança, o seminário trouxe um pouco de humor para a plateia com show do Mulita. No Círculo Militar, local onde ocorreu o jantar de confraternização, Nenito Sarturi e grupo Manancial, cantaram as consagradas: “Um Pito”, “Querência Amada” e “Canto Alegretense”, arrancando aplausos e emocionando a plateia, a qual fez inúmeros pedidos.

 

Diretores do Câmpus Santiago Jorge Padilha e Michele Beltrão, os três pró-reitores e o Reitor Spinelli, com esposa Rosane, durante o jantar

 

 

No 2° dia, terça-feira, a programação teve início às 8h30min, quando o professor Jorge Padilha dos Santos, Diretor Administrativo do Câmpus anfitrião, acolheu a todos. Logo após, a interdisciplinaridade foi o tema principal do professor Rafael Müller, da UNESC. A partir da p