× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

URI Santiago reúne mais de 300 estudantes em seminário

22/07/2013

Teve início esta tarde o III Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência PIBID- URI- Identidade Docente. O evento tem como objetivo a troca de experiências através da socialização das atividades desenvolvidas em cada Universidade que oferece o programa PIBID. O seminário contempla palestras, momentos culturais, apresentação de trabalhos em pôsteres, rodas de conversa e serão lançados o livro PIBID 2 e cadernos temáticos, que tratam sobre atividades desenvolvidas em cada subprojeto.

 

Acadêmicos chegando ao Salão de Atos, após o credenciamento


O seminário foi aberto por um momento cultural a cargo da Fanfarra da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Santiago. Antes, o hino nacional foi executado pelo músico, também do Exército Brasileiro, Diogo Bonatto.

 

Fizeram parte da mesa de honra, as seguintes autoridades acadêmicas: professora Rosane Vontobel Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino da URI e Coordenadora  Institucional do PIBID URI, professor Giovani Palma Bastos, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Coordenador de Gestão do PIBID URI, professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica da URI Santiago, professora Maria Saléti Reolon, Coordenadora da área de letras URI e Coordenadora do PIBID URI Santiago, professora Sonia Beatriz Balverdi Zakrzevski, Coordenadora da área de biologia URI Erechim, professora Lucy Mary Duso Pacheco, Coordenadora da área de pedagogia/ ensino médio e do PIBID URI Frederico Westphalen, professora Denise Sponnchiado, Coordenadora da área de pedagogia/ alfabetização, professora Eliani Retzlaff, Coordenadora da área de matemática e do PIBID- URI Santo Ângelo, professor Claudemir Miguel Zuchi, Coordenador da área de filosofia.

 

Coordenadora local do PIBID, Maria Saléti, foi a responsável por acolher a todos

 


Após os pronunciamentos das professoras Maria Saléti Reolon e Michele Noal Beltrão, a professora Rosane destacou a presença de nove instituições no seminário. “Cumprimento as delegações de pibidianos que percorreram grandes distâncias territoriais”, disse. “Nós, professores, somos seres em construção”, ressaltou ela.

 


A URI, atendendo a meta de construir um portal eletrônico para compartilhar o que seus professores e licenciados estão realizando pelo PIBID, disponibilizou oficialmente, durante a abertura oficial, o portal eletrônico do PIBID/URI.

 


A primeira palestra do seminário foi da Doutora em educação, professora Estela Maris Giordani (foto). Ela abordou o tema “Identidade Docente”. Atua principalmente nos seguintes temas: formação docente, interdisciplinaridade, práticas pedagógicas, ensino superior e ensino-aprendizagem e pedagogia ontopsicológica.

 

 

Fotos: Lucas Esmolark

 

O seminário prossegue até esta terça-feira (23). Após a primeira palestra, o evento terá a apresentação de pôsteres. No turno da noite, acontece relato de experiências e jantar de integração no Círculo Militar. Na terça, após atividade cultural na parte da manhã, acontece o lançamento dos cadernos temáticos e do livro O PIBID na URI II. Logo após, tem encontro dos grupos PIBID por áreas do conhecimento. Após almoço no Círculo Militar, será realizada mesa de reflexões. O encerramento do seminário reserva momentos especiais.

 


Universidades externas- Além de pibidianos da URI, participam a UFSM, UNIFRA, UNISC, UNICRUZ, UNIVATES, UNIJUÍ, Universidade Regional de Blumenau e Institutos Federais de Educação de São  Borja e de Porto Alegre.

 

O PIBID- É um programa do Ministério da Educação, sob a gestão da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública.

 

O portal- www.pibid.uri.br

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1220 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157