Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Hoje, temos todo o “Direito” de comemorar

02/08/2013

Em 02 de agosto de 1998 era implantado o curso de Direito no município de Santiago

 

Era uma segunda-feira, 02 de agosto, do ano de 1998, quando, na sala 101 no Câmpus, às 19h, iniciava a primeira turma do Direito Noturno. Foi autorizada a abertura de 60 vagas para o turno da noite. Dois anos depois, em 2000, foram autorizadas mais 50 vagas para o Direito Diurno. Hoje, são 110 vagas anuais.

 

Recentemente, dia 18 de julho, completaram-se 10 anos da 1ª formatura do curso de Direito. Nesta caminhada, cerca de 800 alunos já colaram grau, muitos desses advogados, professores universitários ou exercendo algum cargo público, como procuradores, defensores, delegados, etc. O 1º coordenador do curso foi o professor João Érico Lucas Coelho. A Diretora Acadêmica da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão, coordenou o curso, que hoje, tem como coordenadora a professora Adriane Damian Pereira.

 

“Aproveito para agradecer a oportunidade de crescimento pessoal e profissional que me foram oportunizadas: de formação continuada e essencialmente pela conquista de vários amigos e amigas”, enfatiza a professora Michele. “Parabéns curso de Direito. 15 anos de muito sucesso. Uma história muito importante para todos nós”, comemora João Érico.

 

Visita realizada ao Presídio Central

 

Hoje em dia, desembarcam no Câmpus da URI Santiago, de segunda a sexta-feira, cerca de 500 acadêmicos que optaram pelo curso que “debuta” em grande estilo no município de Santiago em 2013. Cada acadêmico ingressa com metas diferentes, um quer advogar, outro quer prestar concurso, entre outras aspirações, mas, todos sabem que no futuro profissional terão diferentes áreas de atuação, podendo optar por uma área que tenham maior interesse e afinidade.

 

Estes alunos que aqui chegam todos os dias encontram um corpo docente com 22 professores titulares, ministrando as diversas disciplinas que compõem a grade curricular. Estes alunos encontram também, diversas oportunidades: desde 2002, o curso de Direito da URI Santiago conta com o Escritório de Práticas Jurídicas- EPJUR, localizado no Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI. O objetivo do mesmo é propiciar aos acadêmicos, a partir do 7º semestre, um adequado conhecimento do exercício profissional, através de uma aprendizagem da prática real e simulada.  O curso também conta com vários projetos de extensão, de pesquisa e de responsabilidade social, destacando-se o Aprendizado Jurídico-social iniciado, ainda no ano de 1999, e o Universidade Experiente e Presente: inclusão social da melhor idade.

 

EPJUR

 

Possui ainda uma Revista Jurídica, a “Direito, Justiça e Cidadania”, que este ano chega em sua 10ª edição. É composta por artigos de professores, acadêmicos e egressos do curso, sendo distribuída pela Biblioteca para outras universidades e instituições de ensino, no sistema de troca de experiências acadêmicas. Conta ainda, com uma pós- graduação na área de direito privado, cível e processo civil.

 

O Curso de Direito tem em seus fundamentos ético-políticos, a visão da necessidade da construção de uma sociedade que seja de fato democrática, na qual a participação dos cidadãos não fique restrita ao exercício do voto, mas que seja ampliada à conquista dos direitos e à defesa dos deveres de cada um, como deve ser um Estado Democrático de Direito.  Busca-se a formação de profissionais éticos, que buscam agir e interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertencem e com a sociedade em geral, para que as realidades, possam ser reconstruídas à luz de um projeto de sociedade mais humana e socialmente mais justa.

 

Júri simulado

 

“Estamos, cada vez mais, consolidando o ensino jurídico em nossa região”, salienta a coordenadora Adriane. Atualmente, o curso tem portaria e renovação de reconhecimento editada pelo MEC, número 124/2012.

 

 

Eventos:
08/08: Dia do Pendura, 21h, AFURIS
09/08: Sessão solene em homenagem ao curso de Direito na Câmara de Vereadores, 19h30min
14 a 16/08: 4ª Jornada do projeto Aprendizado Jurídico Social e Dia do Advogado, no Salão de Atos da URI
16/08: 1º jantar baile do Rubi, 20h30min, Piscina Tênis Clube
Outubro: viagem técnica a Brasília
Novembro: Lançamento do livro do curso e Semana Acadêmica

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notcia foi visualizada 1259 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157