Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Saiba como foi o VER-SUS de inverno em Santiago

05/08/2013

De 19 a 28 de julho, o Câmpus da URI Santiago, o município de Santiago e toda a região, contaram mais uma vez com ele, que é um grande projeto na área da saúde. Foi realizado o VER-SUS Brasil Inverno Santiago 2013 (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Brasil), na URI Câmpus Santiago.

 

Durante os dez dias, além de acadêmicos da URI, participaram alunos de outras universidades, entre elas UNOPAR, URCAMP-Alegrete, UNIFRA, IFF-São Vicente do Sul e UFRGS. Os alunos eram dos cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Administração, Biologia e Teatro.

 

Os versusianos realizaram visitas nos diversos serviços de saúde e movimentos estudantis e sociais, como ESF’s, Gestão de saúde, CAPS ad, CAPS I, Presídio, CRAS, Lar dos Meninos e Meninas, Secretaria de Desenvolvimento Social, CineClio Cineclube Santiaguense e  Asilo, em Santiago. Também, Assentamento Nova Esperança, em Capão do Cipó;  Restaurante Popular, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, CAPS i, DCE-UFSM e bloco Luta a Luta, em Santa Maria. Na região, ainda passaram pela Ala Psiquiátrica do Hospital Santo Antônio e Academia Popular,  em São Francisco de Assis e UBS, Presídio e Fazenda Terapêutica Jovens Gideões em Jaguari, culminando com um Ato Público na praça Moisés Viana, em Santiago, e a confecção de mandalas, simbolizando a  união, a rede do SUS e o trabalho Interdisciplinar.

 

Nos dez dias, após as vivências diurnas, durante a noite, os versusianos  realizavam rodas de discussão com convidados,  referente aos serviços visitados durante o dia.

 

O grupo, que driblou a maior onda de frio do inverno gaúcho com tanta energia, entusiasmo e interesse, viveu dez dias de muita vivência no Sistema Único de Saúde e nos movimentos estudantis e sociais, com intensa aprendizagem coletiva e luta pela efetivação do SUS e dos diretos  sociais.

 

O coletivo IntenSUS, que organiza o VER-SUS, aproveita para agradecer a parceria da URI Santiago, do Exército de Santiago, do Bar da URI, dos motoristas da empresa São Pedro e aos serviços que abriram  as portas para as visitas.

 

 

Alguns momentos do VER-SUS:

 

 

 

Fotos: divulgação

 

 

*Com informações do Coletivo IntenSUS (Interdisciplinaridade no Sistema Único de Saúde)

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notcia foi visualizada 1019 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157