Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Convite para palestra

10/09/2013

Acontece dia 16 de setembro, às 18h, no Salão de Atos da URI Santiago a palestra "Casas Familiares Rurais: uma alternativa para o desenvolvimento regional". Será ministrada pela professora Simone Bochi Dorneles, do Instituto Federal Farroupilha- São Vicente do Sul.

 

Alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral estão convidados.

 

Um pouco mais sobre o assunto- O Movimento das Casas Familiares Rurais nasceu na França, em 1935, a partir da necessidade de criação de uma escola que correspondesse às necessidades reais e aos problemas vivenciados no campo. Durante a década de 50 a experiência começa a chamar atenção e se expande para outros países da Europa. Em 1975 foi criada a Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação por Alternância - AIMFR. A Pedagogia da Alternância é uma alternativa para a Educação no campo, já que o ensino nesse contexto não contempla as especificidades e as necessidades da população que vive no meio rural. Alguns problemas que podem ser enumerados são: a escola desvinculada da realidade local, a falta de recursos para atividades básicas do campo, a necessidade dos alunos ficarem na propriedade com sua família para trabalhar e terem dificuldades de acompanhar o calendário tradicional das escolas, a desvalorização da escola multisseriada e a falta de vagas nas escolas agrotécnicas.

 

A palestrante- Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Direção de organizações - Universidad Del Museo Social Argentino (2002). Doutoranda em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS. Tem experiência na área de Gestão com ênfase em Gestão pública e desenvolvimento local, principalmente nos seguintes temas: Planejamento estratégico local, inovação e desenvolvimento, economia solidária e autogestão, educação e gestão de pessoas. Professora do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. De 1995 a 2008, Simone foi professora na URI Santiago, inclusive, já coordenou o curso de Administração.

 

 

Foto: divulgação

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notcia foi visualizada 925 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157