× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Educação no Campo e Pedagogia da Alternância foi tema de palestra

18/09/2013

Educação no Campo e Pedagogia da Alternância foi tema de uma palestra proferida pela professora do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, Simone Bochi, na última segunda-feira, 16, no Salão de Atos da URI Santiago. O foco da palestra foi pensar em uma educação no campo e do campo.

 

Somente no Brasil, existem 273 centros familiares rurais por alternância. Na ARCAFAR SUL, da qual a região faz parte, e em demais casas familiares rurais, o jovem aprende a lidar e obter renda em sua propriedade, diminuindo assim o êxodo rural.  Simone explanou que são quatro os pilares do sistema: formação integral, desenvolvimento do meio, alternância e associação local.

 

A palestrante aproveitou para falar da trajetória histórica do Movimento das Casas Familiares Rurais. Ele  nasceu na França, em 1935, a partir da necessidade de criação de uma escola que correspondesse às necessidades reais e aos problemas vivenciados no campo. Durante a década de 50 a experiência começa a chamar atenção e se expande para outros países da Europa. Em 1975 foi criada a Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação por Alternância - AIMFR. A Pedagogia da Alternância é uma alternativa para a Educação no campo, já que o ensino nesse contexto não contempla as especificidades e as necessidades da população que vive no meio rural.

 

Simone Bochi possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Direção de organizações - Universidad Del Museo Social Argentino (2002). É Doutoranda em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS. De 1995 a 2008, Simone foi professora na URI Santiago, inclusive, já coordenou o curso de Administração.

 

Através da direção da URI Santiago, a Universidade colocou-se a disposição para apoiar esta ideia e ser uma grande parceira deste projeto.

 

Foto: NUCOM

 

Diretora Acadêmica Michele Noal Beltrão recepcionando a palestrante Simone

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 962 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157