A URI realizou o 1º Colóquio Tecnológico dia 06 de novembro. Ação extensionista, que envolveu todos os departamentos e áreas de conhecimento, além do Pólo Tecnológico, o evento contou com apresentações e discussões referentes aos projetos conveniados com a Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul e com exposição de pôsteres dos projetos de iniciação científica.
A Direção da Universidade participou da abertura, com pronunciamento da Diretora Acadêmica, professora Michele Noal Beltrão. A atividade começou com explanação do Pólo Tecnológico- concepção atual e novas propostas, com o professor Clovis Fernando Bem Brum, Gestor do Pólo de Modernização Tecnológica, situado na URI.
Foto: NUCOM
Palestraram também o professor Attus Pereira Moreira, tratando do projeto “Desenvolvimento e Aplicação Piloto de um Cadastro Territorial Multifinalitário Rural Georreferenciado” e professora Nelci Denti Brum, a qual falou sobre otimização da matéria-prima, com vista ao reaproveitamento dos resíduos descartados pela indústria moveleira de Santiago. Já a implantação de estufas hidropônicas foi o tema do professor Vânius Ventorini. Na noite do dia 06, houve a exposição de pôsteres e maquetes e no dia 07, dia do Visite URI, visitantes conferiram os projetos expostos.
Fotos: Gabinete/ Direção
O Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos foi criado pela Secretaria da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), em 1989, para estimular a integração entre Universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo, objetivando o desenvolvimento de tecnologias adequadas às diferentes regiões do RS. Este programa fornece apoio financeiro a projetos de pesquisa aplicada junto a 26 Polos Tecnológicos, em 23 regiões do Estado.
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago