Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

O relato de uma grande viagem

18/11/2013

De 17 a 24 de outubro, os acadêmicos  do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo, sob a coordenação da professora Nelcy Denti Brum, junto dos professores Clovis Fernando Ben Brum, Attus Pereira Moreira, Ana Paula Bertani, Angela Pisani, Giana Zófoli e Rodrigo Barcelos Pinto, realizaram uma viagem técnica de estudos para São Paulo, Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói e Parati. Abaixo, estão os principais locais visitados.

 

 

Em São Paulo, acompanhados pelo guia paulista local, visitaram a Pinacoteca  do Estado de São Paulo, que é um dos mais importantes museus de Arte do Brasil, totalmente restaurado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

 

Também, a Estação da Luz, uma estação ferroviária que integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

 

O conjunto do Memorial da América Latina, foi projetado por Oscar Niemeyer e  é um centro cultural, político e de lazer, na cidade de São Paulo.

 

 

 

O Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista, que se encontra em obra de restauro não podendo ser visitado, é o mais importante museu da Universidade de São Paulo e possui um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente as que possuem alguma relação com a Independência do Brasil.

 

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) localiza-se em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Ele é famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares e é um exemplar da arquitetura brutalista brasileira.

 

 

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAUS é projeto de Vilanova Artigas que diz: “A Fau é um espaço fluido, integrado, somático. A pessoa não sabe se está no primeiro andar, no segundo ou no terceiro”. 

 

 

“Tivemos oportunidade de ver a ponte estaiada, projeto do arquiteto Santiago Calatrava e o Teatro Municipal  de São Paulo com suas fachadas valorizadas pela  iluminação  projetada”, contou Nelcy. 

 

 

 

Ainda, visitaram o Parque do Ibirapuera, com seus vários prédios e exposições. 

 

 

No Rio de Janeiro, visitaram o Pão de Açúcar de teleférico. Não poderiam deixar de passar pelo Cristo Redentor, no Corcovado, Biblioteca Nacional, Igreja da Candelária, Confeitaria Colombo, Copacabana Palace e praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

 

 


Em Niterói, visitaram o Museu de Arte Contemporânea – MAC, projetado por Oscar Niemeyer que o descreve assim: "Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto”.

 

 

Também, visitaram em Niterói os caminhos Niemeyer, composto por várias obras deste renomado arquiteto. 

 

“No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi possível constatar a beleza original do teatro, construído no início do século passado,  onde foram investidos 70 milhões de reais nos trabalhos de restauro que duraram mais de novecentos dias”, explicou a professora Nelcy.

 

Em Petrópolis, conheceram o Palácio Quitandinha, construído em 1944 para ser o maior Cassino Hotel da América Latina, construído no estilo normando francês. Também, estiveram no Museu Imperial, localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, instalado no antigo Palácio de Verão de Dom Pedro II. O acervo do museu é constituído pelo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial. Em Petrópolis ainda, visitaram a Casa Santos Dumont, um museu histórico.

 

 

 

Para finalizar a grande viagem, a turma visitou a histórica cidade de Parati, declarada patrimônio da humanidade e completamente restaurada, pois possui vida própria onde as pessoas residem, possuem lojas, livrarias e bares/restaurantes.


 

Fotos: divulgação

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notcia foi visualizada 1585 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157