Começou na manhã desta terça-feira, 26, o I Encontro de Formação de Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas na Rede de Ensino de Santiago. A programação teve início às 8h30min, com credenciamento e abertura oficial, no Salão de Atos da URI Santiago.
Representando a direção, estava a professora Michele Noal Beltrão (foto), Diretora Acadêmica da URI Santiago, a qual evidenciou o protagonismo do curso de psicologia da URI frente a temática, em especial, ao trabalho da professora Anahy Oliveira. A Secretária de Saúde do município de Santiago, Mara Machado, falou da importância em discutir esta temática no âmbito escolar, pois, depois, todos os problemas relacionados ao álcool e drogas acabam chegando até a Secretaria de Saúde.
Diretora Michele abrindo o evento
Após, Valéria Pinto, psicóloga e coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde, e o delegado Vladimir Haag Medeiros, apresentaram dados do PSE- Programa Saúde da Escola. São dados coletados em todas as escolas públicas municipais de Santiago, relativamente ao tráfico e uso de drogas. Primeiramente, eles estabeleceram um panorama de qual é a realidade e quais são as necessidades. A ideia, segundo Vladimir, é que nestes dois dias de atividades, seja possível obter avanços nesta questão. A psicóloga Valéria comentou que o PSE é uma iniciativa do governo e que o município assumiu a responsabilidade.
Vladimir e Valéria abriram o evento trazendo dados ao público
O restante da programação deste primeiro dia contou com bate-papos com os temas: Discutindo o uso/abuso de substâncias: práticas, saberes e sentidos, com a Psicóloga Anahy Azambuja de Oliveira e Política de Drogas no Brasil, com Thiago Antocheves- acadêmico curso de Direito URI Santiago. Também, houve fala de usuários do CAPS AD II PRÓ VIDA, explanação sobre o contexto histórico sobre o uso de drogas, com o psicólogo Fábio Becker e Promoção de vida no contexto escolar, através da Psicóloga Magale de Camargo Machado.
Durante esta terça, o encontro contou com a presença de muitas entidades e instituições públicas: CRAS, CREAS, Delegacia, CAPS AD, CAPS Nossa Casa, Casa de Passagem, escolas municipais, estaduais e particulares, Hospital de Caridade, Conselho Tutelar, Presídio e ESF’s.
Programação:
Dia 27/11/2013
Manhã- 8h30min
Tema: Fala de adolescentes sobre projetos desenvolvidos- Rotaract
Tema: Vivências e experiências compartilhadas no programa União Faz a Vida. Professora Rosane Bonotto- SMEC
Intervalo
Mesa redonda: apresentação dos serviços que compõem a rede do município de Santiago
Representantes: CAPS AD, CAPS Nossa Casa, Presídio, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Casa de Passagem, HCS, Polícia Civil
Tarde- 13h30min
Tema: Rede e Políticas Públicas. Psicóloga Lucenira Kessler
Espaço para discussão
Intervalo
Avaliação do encontro e novas perspectivas
A organização é da URI Santiago (Clínica Escola de Psicologia), CAPS AD II PRÓ-VIDA, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas- COMAD e Prefeitura de Santiago.
Equipe
Fotos: NUCOM
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago