× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Álcool e outras drogas na rede de ensino em pauta na URI Santiago

26/11/2013

Começou na manhã desta terça-feira, 26, o I Encontro de Formação de Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas na Rede de Ensino de Santiago. A programação teve início às 8h30min, com credenciamento e abertura oficial, no Salão de Atos da URI Santiago.

 

Representando a direção, estava a professora Michele Noal Beltrão (foto), Diretora Acadêmica da URI Santiago, a qual evidenciou o protagonismo do curso de psicologia da URI frente a temática, em especial, ao trabalho da professora Anahy Oliveira. A Secretária de Saúde do município de Santiago, Mara Machado, falou da importância em discutir esta temática no âmbito escolar, pois, depois, todos os problemas relacionados ao álcool e drogas acabam chegando até a Secretaria de Saúde.

 

Diretora Michele abrindo o evento

 

Após, Valéria Pinto, psicóloga e coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde, e o delegado Vladimir Haag Medeiros, apresentaram dados do PSE- Programa Saúde da Escola. São dados coletados em todas as escolas públicas municipais de Santiago, relativamente ao tráfico e uso de drogas. Primeiramente, eles estabeleceram um panorama de qual é a realidade e quais são as necessidades. A ideia, segundo Vladimir, é que nestes dois dias de atividades, seja possível obter avanços nesta questão. A psicóloga Valéria comentou que o PSE é uma iniciativa do governo e que o município assumiu a responsabilidade.

 

Vladimir e Valéria abriram o evento trazendo dados ao público

 

O restante da programação deste primeiro dia contou com bate-papos com os temas: Discutindo o uso/abuso de substâncias: práticas, saberes e sentidos, com a Psicóloga Anahy Azambuja de Oliveira e Política de Drogas no Brasil, com Thiago Antocheves- acadêmico curso de Direito URI Santiago. Também, houve fala de usuários do CAPS AD II PRÓ VIDA, explanação sobre o contexto histórico sobre o uso de drogas, com o psicólogo Fábio Becker e Promoção de vida no contexto escolar, através da Psicóloga Magale de Camargo Machado.

 

Durante esta terça, o encontro contou com a presença de muitas entidades e instituições públicas: CRAS, CREAS, Delegacia, CAPS AD, CAPS Nossa Casa, Casa de Passagem, escolas municipais, estaduais e particulares, Hospital de Caridade, Conselho Tutelar, Presídio e ESF’s.

 

Programação:
Dia 27/11/2013

Manhã- 8h30min

Tema: Fala de adolescentes sobre projetos desenvolvidos- Rotaract

Tema: Vivências e experiências compartilhadas no programa União Faz a Vida. Professora Rosane Bonotto- SMEC

Intervalo

Mesa redonda: apresentação dos serviços que compõem a rede do município de Santiago

Representantes: CAPS AD, CAPS Nossa Casa, Presídio, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Casa de Passagem, HCS, Polícia Civil

 

Tarde- 13h30min
Tema: Rede e Políticas Públicas. Psicóloga Lucenira Kessler

Espaço para discussão

Intervalo

Avaliação do encontro e novas perspectivas

 

A organização é da URI Santiago (Clínica Escola de Psicologia), CAPS AD II PRÓ-VIDA, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas- COMAD e Prefeitura de Santiago.

 

 

Equipe

 

Fotos: NUCOM

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1222 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157