× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

VER-SUS: compartilhando experiências e expectativas

17/02/2014

De 31 de janeiro a 09 de fevereiro, o Câmpus Santiago sediou o VER-SUS- Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, vivências estas, que ocorrem duas vezes ao ano. Nesta edição, foram 28 pessoas ao total, entre apoiadores, facilitadores e viventes.

 

O projeto compreende uma estratégia da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, que contempla a formação de trabalhadores para atuação no SUS, objetivando o fortalecimento do sistema e o desenvolvimento de experiências de aproximação com a realidade, focando na diversidade de olhares e práticas. Ele  permite aos estudantes viverem experiências em um novo espaço de aprendizagem, percebendo inclusive o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde.

 

O grupo conviveu durante duas semanas. Foram desafiados a ficar juntos o tempo todo, compartilhando experiências e expectativas. Dentre as atividades realizadas, estiveram visitas aos locais durante o dia, sendo que no turno da noite, aconteciam  discussões sobre estas visitas, rodas de conversa, leituras e discussões de textos escolhidos pelo grupo. Nestes dias, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais, usuários e lideranças sociais, refletindo sobre as fragilidades e potencialidades da rede de atenção à saúde. 


 

 

“Tal vivência tem como objetivo possibilitar que os estudantes se percebam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações e o fortalecimento do Protagonismo Estudantil”, disse a participante Gabriela Dalenogare, egressa de Enfermagem da URI e membro do Coletivo IntenSUS.

 

O VER-SUS recebe inscrições prévias de qualquer estudante do ensino técnico ou superior. Na edição de verão, o VER-SUS contou com os seguintes estudantes e cursos na condição de versusianos (estudantes que realizam a vivência como conhecedores do SUS):  Clairton, Biologia-UNISC; Geanmarco, Comunicação Social, UFSM Campus Frederico Westphalen (representante da União dos Estudantes do Estado, UEE Livre), Direito (Djenifer, URI Santiago), Enfermagem (Tierle, UFSM; Sônia, URI Santiago, Aline URI Santiago), Farmácia (Kétne, URI Santiago; Jocieli, UFSM), Fisioterapia (Nathalia, UNIFRA; Débora, URI São Luiz Gonzaga), Psicologia (Laura, Montevidéu; Letícia, UNISC; Lucas, URI Santiago; Fabiana UFSM; Fernanda, URI Santiago), Terapia Ocupacional (Cristhian, UFSM) e Terapia Ocupacional (Gabriel UNIFRA).

 

Dias inesquecíveis para os versusianos

 

Fotos: divulgação

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1001 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157