A URI Santiago esteve com a UFRGS e UNIVATES na segunda-feira, 31 de março, na Câmara de Vereadores, quando houve explanação sobre estudos e pesquisas na área de Gestão Pública e Desenvolvimento Urbano e Rural, com enfoque principal no Plano de Mobilidade Urbana. Estiveram presentes os professores Doutores Carlos Honorato Schuch Santos e Luiz Afonso dos Santos Senna, da UFRGS, e a Mestre Cláudia Brazil Marques, professora titular da UNIVATES.
Pela URI, a professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica da URI Santiago, esteve junto da administradora e psicóloga, Rita Nicola e do professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Edmar Pereira Fabrício, o qual fez uma intervenção no encontro, que reuniu em torno de 70 pessoas.
O plano de Mobilidade Urbana, precisa ser implantado até 2015, e tem que estar em consonância com o Plano Diretor, explicou o professor da URI. O grupo de profissionais trouxe a metodologia de como fazer o Plano de Mobilidade, contudo, Edmar defendeu que ele seja trabalhado por pessoas que conheçam o local, baseado nas peculiaridades da cidade. “Apesar de todos os planos serem parecidos, cada município tem suas peculiaridades”, explicou ele, falando da necessidade de existir uma equipe multidisciplinar da região para tratar do assunto. Ainda na Câmara, Edmar falou do papel da educação: “Através da educação, tu acaba implantando a gestão e a infraestrutura urbana”.
Foto: Gabinete vereadora Iara Castiel
Diretora Michele (na ponta), representando a URI Santiago
Mais: todos os municípios a partir de 20 mil habitantes necessitam apresentar projeto de Mobilidade Urbana até janeiro de 2015, para poderem habilitar-se e solicitar verbas para adequação das cidades dentro do PAC 2.
Fotos: direção URI
Durante o dia, antes da sessão na Câmara, equipe passou por diversos locais, como a URI Santiago
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago