× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Ciência da Computação: curso encerra 1º semestre com três projetos aprovados

14/07/2014

O 1º semestre encerra com chave de ouro para o curso de Ciência da Computação: conforme a coordenação do mesmo, foram aprovados três projetos de pesquisa/extensão que iniciarão no dia 1º de agosto. Eles terão, inicialmente, duração de um ano (podendo ser renovados).

 

Dos três projetos, um é de extensão. O "Acesso Digital como Forma de Reabilitação e Integração Social", sob a orientação da professora Luciéli Tolfo Beque Guerra, tem como objetivo organizar, planejar e ministrar oficinas terapêuticas relacionadas à informática para pessoas frequentadoras do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad Santiago). “Através da realização dessas oficinas terapêuticas relacionadas à informática, proporcionar a inserção desses usuários ao acesso digital. Ainda, atuar como facilitador no processo de reabilitação e integração social”, explicou Luciéli, coordenadora do curso.

 


Os outros dois projetos são relacionados à pesquisa. "Aplicando técnicas de tolerância a falhas nos servidores da URI Câmpus Santiago", está sob a orientação do professor André Fiorin e coorientação do professor Victor Machado Alves. Possui como principal objetivo aprofundar os estudos na área de tolerância e falhas (disciplina da grade curricular do curso de Ciência da Computação) e colocar em prática os seus conceitos, integrando ferramentas de alta disponibilidade, a fim de desenvolver adaptações importantes para manter serviços/servidores funcionando mesmo na presença de falhas e sem que suas informações sejam corrompidas. Outra meta prevista neste projeto, é a atualização/renovação de equipamentos de hardware do Núcleo de Informática da URI Câmpus Santiago, além da melhoria nos serviços hospedados nos servidores da instituição, como por exemplo, o Sistema Financeiro e o Sistema Acadêmico, bem como o Pergamum da biblioteca. 
 

 

Já o projeto "Sistema de cadastro de informações mortuárias e de localização espacial de Jazigos Perpétuos opensource para o Cemitério Municipal da cidade de Santiago", orientado pelo professor André Fiorin e coorientado pelo professor Attus Moreira Pereira, possui como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta opensource (software livre) para facilitar o cadastramento e manutenção de informações mortuárias e de localização de jazigos no Cemitério Municipal de Santiago, através de coordenadas georreferenciadas, além de manter informações gerais sobre os túmulos e entes lá sepultados.

 

 

Foto: NUCOM

 

 

Professora e coordenadora Luciéli

Três importantes projetos através do curso de Ciência da Computação

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 940 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157