× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

URI Santo Ângelo recebeu VI Seminário de Formação Continuada de Gestores

23/07/2014

A URI Santo Ângelo foi a anfitriã, segunda e terça-feira, 21 e 22, do VI Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, evento que reuniu mais de 250 professores e funcionários técnico-administrativos das seis unidades – Erechim, Frederico Westphalen, Santiago, Cerro Largo, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo.

 

Na abertura do evento, o professor Gilberto Pacheco, diretor do câmpus Santo Ângelo, destacou a importância do Seminário da ética e tolerância para a construção da cidadania. Ele ainda destacou a importância das boas relações no ambiente de trabalho. Pacheco citou o exemplo da seleção alemã, campeã da Copa do Mundo de 2014: “Sem prejuízo aos talentos individuais, é essencial que o trabalho em equipe seja eficiente. A seleção da Alemanha nos deixou como exemplo a importância e a validade do trabalho em conjunto”. Após o acolhimento do diretor, foi realizado momento cultural, com apresentação da Orquestra Missioneira. 

 

Pacheco

 

Momento cultural

 

Na sequência, o reitor da URI, professor Luiz Mario Spinelli, fez pronunciamento institucional, abordando “O Desafio de ser Gestor em Educação”. O reitor destacou a trajetória do trabalho realizado, e caracterizou este como um período de mudanças e recomeços, dada a eleição de novas gestões para a URI: “Vivemos um momento de inovações, mas é preciso a retomada de tudo o que construímos, buscando a ousadia dos que construíram a URI na década de 60”.

 

Spinelli

 

Fotos: Câmpus Santo Ângelo

 

 

Após o pronunciamento, foi realizado o Minuto Saúde, coordenado pela professora Cinara Murmann. Ela direcionou alguns exercícios e atividades voltadas para o bem estar físico e emocional dos participantes.

 

Na segunda-feira, aconteceram as palestras ”Avaliação Externa”, do professor Julio Cesar Godoy Bertolin, da UPF (Universidade de Passo Fundo) e INEP (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais); e “Projeto Permanência”, das professoras Cristiane Ramos Vieira e especialista Simone da Rosa Carvalho, da Feevale. À noite foi realizado jantar de integração no Clube Gaúcho.

 

Na terça-feira, as atividades tiveram início às 8h30min no auditório do prédio 13, para o Ensino Superior, Escola e Funcionários, com a palestra “Avaliação Interna – CPA”, a cargo da presidente da CPA da URI, professora Maria Cristina Gubiani  Aita. No mesmo horário o professor Clemilson Marques Batista, da Junus/Educare, de Brasília, abordou a “Plataforma Sucupira” para o programa de pós-graduação stricto sensu.

 

Após intervalo acontecem três palestras: as professoras Maria Luiz Tamiosso (URI Santiago) e Dinara Bortoli Tomasi (URI São Luiz Gonzaga) abordaram “Avaliação Externa” para as Escolas de Educação Básica da URI; o professor mestre Walmir Pudell (URI Santo Ângelo) falou sobre “Empregabilidade, Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo na Universidade”, para funcionários técnico-administrativos e no auditório, a assessora da Pró-Reitoria de Ensino da URI Cleusa Boeira e a pesquisadora institucional da URI Soriane Michelin abordaram “O sistema e-MEC – graduação e pós-graduação”, para o Ensino Superior.

 

Às 12h, um almoço de integração reuniu os participantes no salão paroquial da Catedral. A partir das 13h30min aconteceram quatro palestras: no auditório, “A Gestão do Projeto Pedagógico de Curso” foi abordada por Anelise Brod  e Márcia dos Santos Caron, Assessoras da Pró-Reitoria de Ensino da URI; o professor doutor Livio Amaral, diretor de Avaliação da CAPES abordou “Compartilhamento de know-how – stricto-sensu”; a professora Margil Feller, da Editora Positivo de Curitiba, falou sobre “Sistema Hábile de Avaliação” e a administradora e psicóloga da URI Santiago, Rita Nicola, abordou  “Construindo o perfil do Funcionário da URI”.

 

Ao término das palestras, todos os segmentos se reuniram para avaliação do Seminário, que encerrou com um Café Missioneiro.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Reitoria

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1176 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157