Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

O VER-SUS e sua diversidade

11/08/2014

Dia 28 de julho encerrou mais uma edição do VER-SUS (Vivências e Estágio na Realidade do SUS), o qual é organizado pelo Coletivo IntenSUS, integrado à URI. Através do VER-SUS, estudantes reúnem-se por 10 dias, dentro do Câmpus da URI, para estudarem e estreitarem as relações existentes com o SUS, trocando experiências acadêmicas e profissionais.

 

Conforme o acadêmico Patrick Borges, membro do Coletivo IntenSUS (Interdisciplinaridade e Ensino no Sistema Único de Saúde), as atividades começaram dia 19 de julho, sendo que, durante o estágio, o grupo visitou locais como a Secretaria de Saúde e entidades, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Com as visitas, o grupo buscou conhecer a realidade do atendimento aos usuários. À noite reuniam-se para as rodas de discussões, “sendo um espaço para problematizar as visitações, dialogando a respeito do que foi encontrado e verificado pelos acadêmicos, debatendo o papel do profissional na melhoria do atendimento ao usuário do serviço”, explicou Patrick. Além das rodas de discussões, o grupo realizou dinâmicas de grupo.

 

Nesta edição, os dois médicos cubanos que trabalham em Santiago ministraram a oficina “Cuba e Brasil: os entrelaçamentos das redes de cuidado”. Além disso, engana-se quem pensa que apenas acadêmicos da URI Santiago participam da atividade: nesta edição, o VER-SUS teve acadêmicos da PUC-RS, UFSM, UNIFRA e demais instituições. Também vieram participantes de Osório, São Borja, entre outras cidades. Os cursos foram os mais variados: Nutrição, Psicologia, Direito, Administração, Farmácia, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, etc. Integrantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) também marcaram presença, além de membros do Coletivo SOU-SUS (responsáveis pela organização do VER-SUS Santa Maria).

 

O VER-SUS proporciona aos acadêmicos conhecer outras realidades não vivenciadas durante a graduação, pois é organizado por estudantes, para estudantes, acontecendo com a interação das mais variadas áreas do saber, multiplicando o aprendizado em relação ao SUS. Caso tenha interesse em participar do VER-SUS, basta entrar em contato com o Coletivo IntenSUS. Em janeiro, tem mais VER-SUS!

 

E-mail: versusantiago@hotmail.com

 

Facebook: www.facebook.com/coletivo.intensus

 

 

 

 

 

Fotos: Coletivo IntenSUS

 

VER-SUS edição inverno: período marcado por aprendizado e diversidade

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago

 

Esta notcia foi visualizada 976 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157