Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Reportagem especial: URI com novos dirigentes

03/09/2014


 Tomaram posse sábado, 30, em Santo Ângelo os novos dirigentes da URI para a gestão 2014/2018 eleitos no dia 17 de junho. O ato de posse dos eleitos à reitoria foi feito pelo presidente da FuRI, professor Bruno Ademar Mentges. Posteriormente o reitor Luiz Mario Spinelli deu posse às direções dos câmpus.  Na reitoria, além do reitor Luiz Mario Spinelli, tomaram posse a pró-reitora de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos e o pró-reitor de Administração, Nestor Henrique De Cesaro.

 

 

Posteriormente o reitor Luiz Mario Spinelli deu posse aos diretores gerais, aos diretores acadêmicos e administrativos da cada unidade da URI e às direções das Escolas de Educação Básica. Anteriormente, também no Câmpus de Santo Ângelo, às 14h em cerimônia acadêmica foram empossados os chefes e suplentes dos Departamentos da Universidade, bem como, os representantes docentes e Técnicos Administrativos eleitos para representar suas unidades no Conselho Universitário da URI.

 

Uma nova etapa

 

O presidente da Fundação Regional Integrada (FuRI), Bruno Ademar Mentges, destacou que “hoje começa uma nova etapa para a URI com uma nova geração de gestores”. Segundo o presidente da FuRI “tenho certeza absoluta que os eleitos são pessoas comprometidas e com objetivos comuns na direção vetorial da busca constante de uma universidade sólida no cumprimento da sua missão, e na excelência da qualidade de ensino”.

 

Segundo o presidente da FuRI, Bruno Ademar Mentges, “tenho certeza que todos os eleitos que tomaram posse assumiram o compromisso de manter a aliança entre os câmpus e zelar pelo patrimônio da FuRI e das Fundações parceiras, tanto quanto é a responsabilidade dos membros da reitoria e da Fundação”. Conforme o professor Bruno “esta preocupação com o patrimônio é compromisso de todos. É uma responsabilidade de cada gestor de sua unidade, tornando o fracionado, um todo fortalecido”.

 

‘O que não falta é fazer!’

 

O reitor que tomou posse para sua segunda gestão, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, iniciou agradecendo a recepção calorosa e a presença de todos e observou. “Não esquecemos o resultado da eleição, pois ele nos coloca uma grande responsabilidade”. E enfatizou: “vou defender com unhas e dentes a universidade!’.

 

O reitor Luiz Mario Spinelli também destacou que a URI já trabalha na elaboração do Plano de Gestão da instituição. “Ele vem sendo construído por todos os câmpus e até setembro poderá estar concluído. É o nosso Plano de Gestão 2014/2018”. Recordou o que ressaltara na sua primeira posse como reitor: “nossa unidade deverá ser constituída pela credibilidade externa, por meio de uma respeitada imagem institucional, na confiança interna, no fortalecimento da identidade, na relação cooperativa, bem como, na diplomacia e compromisso nas demais relações".

 

O reitor também frisou que a URI desenvolve ações com vistas ao processo de recredenciamento para 2016. “O recredenciamento é em 2016 – mas para nós começa já segunda-feira (1º de setembro)”, para chamar a atenção de todos os que participam da vida da universidade e que deem sempre o melhor de si todos os dias, independente da função que desenvolvem.

 

Luiz Mario Spinelli citou vários números para dar uma dimensão mais real sobre o que era a URI em 1992 quando surgiu e o que significa hoje. Ressaltou a atenção que a instituição deve manter para as questões de internacionalização da universidade. “A internacionalização não só mandar alunos para fora do país. Precisamos receber alunos. E o que a URI vai fazer para receber alunos?” provocou.

 

Por fim, fez um alerta e um chamamento para a necessidade da universidade estar sempre atenta aos seus universitários. “Entendo que uma reflexão muito séria deve ser feita sobre o estudante universitário dos dias de hoje. Conhecemos nossos estudantes? Quais são os seus novos perfis e habilidades? Até que ponto atendemos às suas expectativas? Será que os alunos estão vivendo a universidade ou só estão passando por aqui? Todos precisamos viver a Universidade”, salientando claramente que “o que não falta é o que fazer!”, enfatizou.

 

O reitor Luiz Mario Spinelli, destacou ainda, recordando quando da sua primeira posse com a atual, traçando um elo de ligação entre as duas, e que alcança toda a comunidade universitária da URI: “O tempo passou. Cumprimos com muita intensidade, respeito e entusiasmo nosso mandato e, novamente, é chegada a hora de encaminharmos o futuro de nossa Universidade”. Recordando que ouviu muito, que às vezes teve que agir com energia e determinação, o reitor salientou, alinhavando a necessidade fundamental que remete a gestão da URI para um ato coletivo: “afirmamos desde o início de nossa jornada que numa universidade não há vitória de um só, assim como em casos de reveses não podemos esquecer, que o objetivo e as ações são de todos”.

 

Para finalizar o reitor alertou sobre o papel da universidade no país: o “grande desafio está em fazer com que estudantes vivam a Universidade, não bastando simplesmente que passem por ela. E este não é um desafio isolado da URI. É algo a ser pensado por todo o sistema educacional brasileiro, que só assim irá se qualificar e atingir resultados melhores”. Disse esperar representar a todos com a dignidade que cada um merece, estando sempre disposto a ouvir de maneira sensível e respeitosa, buscando fazer com que “nossa Universidade se constitua num espaço muito fraterno de sonhos e realizações”.

 


Os novos dirigentes

 

Os novos dirigentes dos câmpus que tomaram posse foram: Para direção geral: Erechim, Paulo José Sponchiado; Frederico Westphalen, Silvia Regina Canan; Santo Ângelo, Gilberto Pacheco; Santiago, Francisco Assis Gorski; São Luiz Gonzaga, Dinara Bortoli Tomasi e Cerro Largo, Edson Bolzan

 

Direção acadêmica: Erechim, Elisabete Maria Zanin;  Frederico Westphalen, Elisabete Cerutti
 Santo Ângelo, Marcelo Paulo Stracke  e Santiago, Michele Noal Beltrão.

 

Direção Administrativa: Erechim, Paulo Roberto Giollo; Frederico Westphalen, Clovis Quadros Hempel; Santo Ângelo, Berenice Beatriz Rossner Wbatuba e Santiago, Jorge Padilha dos Santos

 

Direções de Escolas de Educação Básica:
 Erechim: Alan José Bresolin e Joseloane Zanin Pagliosa (vice); Frederico Westphalen, Eliane Maria Balcevicz Grotto e Éderson Cadoná (vice); Santo Ângelo, Eliéser Lourega Pletsch e Cristiano Weber (vice); e, Santiago, Roselaine de Fátima Lehnhardt Lamberti e Lourdes Terezinha Sagrilo Andrés (vice).

 

Chefes de Departamento e representantes no Conselho Universitário tomaram posse

Os Chefes de Departamento empossados foram Antonio Vanderlei dos Santos (Ciências Exatas e da Terra), Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski (Ciências Bilógicas), Mauro Cesar Marchetti (Engenharias e Ciência da Computação), Flavio Zambonatto (Ciências da Saúde), Claiton Ruviaro (Ciências Agrárias), Osmar Antonio Bonzanini (Ciências Sociais Aplicadas), Luci Mary Duso Pacheco (Ciências Humanas), Eliane de Fátima Manenti Rangel (Linguística, Letras e  Artes).

 

No Conselho Universitário tomaram posse como representantes do corpo docente: Vanderlei  Secretti Decian (Erechim), Claudir Miguel Zuchi (Frederico Westphalen), Carlos Augusto Fogliarini Lemos (Santo Ângelo), Vânius Venturini Veiga (Santiago), Lizandra Andrade Nascimento (São Luiz Gonzaga) e Roberto Schuster Ajala (Cerro Largo)  Como representantes do corpo Técnico Administrativos, foram empossados Mateus Baldissera (Erechim),  Evando Carlos Kuyawa (Frederico Westphalen), Cleusa Fernandes Bertaso (Santo Ângelo) e Vanessa Tadielo Gampert (Santiago).

 

Também tomaram posse representantes da Câmara de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, no Conselho Universitário, os seguintes Chefes de Departamento: Sonia Beatriz Belvedi Zakrzewski (Erechim), Mauro Cesar Marchetti (Santo Ângelo), Luci Mary Duso Pacheco (Frederico Westphalen) e Claiton Ruviaro (Santiago). Em nome dos empossados, falou a professora Luci Mary Duso Pacheco.

 

Estiveram presentes, entre outros, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, a Irmã Irani Rupolo, reitora da Unifra, representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e dezenas de representantes da sociedade civil, de poderes constituídos em nível nacional, estadual e municipal, militar, religioso, e da comunidade acadêmica da própria URI.  Em solenidade realizada no dia 30 de junho, no câmpus de Erechim, tomaram posse os coordenadores de curso e de área do conhecimento da URI. Com o ato solene de posse de sábado inicia-se na URI mais uma gestão desde a criação da Universidade em 1992.

 

Posse dos chefes de departamento

 

Francisco Gorski e Spinelli

 

Fotos: Reitoria

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Reitoria

 

 

Veja a notícia na página da Reitoria.

 

 

 

Postado por Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notcia foi visualizada 1123 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157