× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Enfermagem: professora participa de curso de Doula

09/09/2014

A professora de Enfermagem Greice Pieszak esteve em curso de Doula, que ocorreu na casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. A professora relatou que "o curso foi intenso, de muita amorosidade e regado de estudos acerca da humanização do parto e nascimento". O objetivo do curso foi capacitar doulas para o apoio emocional e físico às parturientes (mulher que está em trabalho de parto ou que acabou de dar à luz), em uma perspectiva integral, humanizada e baseada em evidências científicas.

 

A equipe de docentes foi composta pela Doula, Lucia Caldeyro Stajane, pela Enfermeira Obstetra Zeza Jones e pelo Médico Obstetra Ricardo Herbert Jones, atual coordenador do Conselho Consultivo da ReHuNa - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento. O profissional é conhecido internacionalmente pela atuação na humanização do nascimento.

 

Portanto, as gestantes de Santiago e região e seus familiares contarão com mais uma profissional capacitada para atuar no grupo de gestantes que ocorre semestralmente, ofertado pelo curso de Enfermagem no Centro de Práticas Profissionais (CEPP) da URI Santiago. Além do grupo, após o nascimento do bebê, a criança recebe o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento até os dois anos de idade, por meio das consultas de puericultura realizadas pela Enfermagem.

 

Doula- A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.  Antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, geralmente mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo. Conforme o parto foi passando para a esfera médica e nossas famílias foram ficando cada vez menores, fomos perdendo o contato com as mulheres mais experientes. Dentro de hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipe especializada: o médico obstetra, a enfermeira obstétrica, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com sua função bastante definida no cenário do parto. Apesar de toda a especialização, ficou uma lacuna: quem cuida especificamente do bem estar físico e emocional daquela mãe que está dando à luz? Essa lacuna pode e deve ser preenchida pela doula ou acompanhante do parto. Antes do parto a Doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas. Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.
Retirado de http://www.doulas.com.br/oque.php

 

Foto: divulgação

 

Professora esteve em importante curso

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 766 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157