× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

XX Seminário Institucional de Iniciação Científica acontece dias 21 e 22

17/10/2014

A URI Santiago sediará, dias 21 e 22, um dos maiores eventos da instituição, que, este ano, chega a sua 20ª edição: ocorrerá o XX Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVIII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, XII Seminário de Extensão e II Colóquio Tecnológico da URI- COLTURIS.

 

É um evento organizado por profissionais que integram o quadro técnico/científico da URI Santiago em conjunto com as Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e de Administração. É realizado anualmente em cada uma das unidades da URI. Em 2014, são cerca de 720 inscritos e mais de 400 trabalhos.

 

Com o tema “Universalização da Ciência como Difusão do Conhecimento”, o evento pretende discutir a importância da universalização da pesquisa, do ensino e da extensão, atendendo a um dos grandes desafios das universidades no contexto atual.

 

Para o coordenador do SIIC, professor Olívio Bochi Brum, o significado da palavra universalização perpassa o entendimento e estabelece vínculos com diversas ciências do conhecimento. Para ele, “os universos das relações sociais e da universalização das ciências apresentam-se como um campo de muitas indagações: Como universalizar as ciências? Que influência tem a Universidade sobre o conhecimento gerado? Qual o papel do pesquisador na produção e difusão do conhecimento? Quais os mecanismos de registro que atuam efetivamente no sentido de conferir visibilidade a produção científica e consequente difusão do conhecimento?”

 

O principal objetivo é a socialização de resultados dos trabalhos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelas diferentes áreas do conhecimento e posterior avaliação dos mesmos.  O encontro integrará ensino, pesquisa e extensão, pilares do Ensino Superior e, através dos novos programas de incentivo, o Ensino Médio, com objetivo de ampliar e aprofundar o diálogo a respeito das pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional.

 

Dentre as principais atividades que serão realizadas durante a promoção dos eventos, destacam-se palestras, apresentações orais, sessão de pôsteres, etc.

 

O público envolvido são os alunos com bolsas de Iniciação Científica, alunos com bolsas de Extensão da URI, alunos da graduação da URI e de outras Instituições nacionais  e estrangeiras, alunos do Pós-Graduação, alunos de ensino médio com bolsas de Iniciação científica  e professores/pesquisadores dos campi da URI e de outras IES.

 

A Diretora Acadêmica da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão, salientou que será um grande evento, a exemplo dos últimos realizados. “Acreditamos que teremos a possibilidade de aprendermos muito com tudo que irá acontecer a partir da nossa comunidade acadêmica URI, bem como de outras IES. Esperamos que as mostras, pôsteres, apresentações culturais, momentos de integração, enriqueçam e fortaleçam, muito a nossa pesquisa e extensão, o que, certamente, propiciará um ensino de mais qualidade em todos os nossos espaços de educação”, disse Michele.


Câmpus Santiago receberá muitos estudantes de fora, além dos acadêmicos locais

 

Foto: Adriel Schardong

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 925 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157