× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Teve início o XX SIIC

21/10/2014

Foi aberto às 14h30min desta terça-feira o XX Seminário Institucional de Iniciação Científica, o XVIII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, o XII Seminário de Extensão e o II Colóquio Tecnológico da URI- COLTURIS.

 

Logo na abertura, ocorreu um momento cultural a cargo da Trupe Musical Teatral FAPEM, de Santa Maria, a qual, sob a coordenação da professora Claudia Belochio, apresentou o espetáculo Os Saltimbancos, musical infantil.

 

Apresentação artística abriu a solenidade

 

A diretora acadêmica da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão, falou que nestes dois dias será possível estreitar vínculos com diversas ciências, fortalecendo ainda mais as ações extensionistas. Disse que o momento é para refletir o tema proposto: Universalização da ciência como difusão do conhecimento,  “humanizando nossos caminhos acadêmicos”, disse ela.

 

Michele salientou serem dois dias para estreitar vínculos

 

Em sua fala, o pró-reitor de pesquisa, extensão e pós-graduação, professor Giovani Palma Bastos, parabenizou o Câmpus Santiago pela organização, salientando ser o SIIC o maior evento científico da Universidade. Giovani destacou que são 81 grupos de pesquisa na URI e 200 linhas de pesquisa, sendo que desde 1994 a Universidade financia projetos de iniciação científica. O pró-reitor salientou que a pesquisa e a extensão fundamentam o papel de uma Universidade.

 

Pró-reitor Giovani em seu pronunciamento, trazendo dados sobre a pesquisa na URI

 

O pronunciamento final na abertura foi do professor Luiz Mário Silveira Spinelli, reitor da URI. Quando assumiu, em 2010, entendeu que alguns eventos deveriam ser prestigiados de forma firme e forte, como o SIIC. Spinelli cumprimentou a direção do Câmpus, o coordenador do evento, professor Olivio Bochi Brum, e de forma especial, os acadêmicos bolsistas, salientando que as bolsas nada mais são do que um estímulo ao trabalho, à busca: “o mundo é realmente do conhecimento e a gente tem que buscá-lo incessantemente”. O reitor falou muito em união, pois, para ele, o seminário une. “Somente unidos teremos condições de ir em frente”.

 

Spinelli salientou, na abertura, que o evento já é um sucesso

 

O coordenador do SIIC, professor Olivio, estima que nestes dois dias circularão pelo Câmpus em torno de 800 alunos.

 

Acadêmicos de outras unidades da URI e de demais instituições de ensino superior começaram a chegar em torno das 13h

 

Das 15h30min às 16h30min, aconteceu a conferência de abertura com o tema “Iniciação à Pós-Graduação- Um pilar que se constrói com discentes e docentes”, com o doutor Fauze Anaissi, da Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO, do Paraná.

 

 

 

Neste momento, começa a apresentação das plenárias.

 

Para às 20h30min, está marcado jantar de confraternização na AFURIS com shows com Edson Vargas Junior e Priscila Rodrigues Machado e Nenito Sarturi.


Diretores do Câmpus, Jorge Padilha, Francisco Gorski e Michele Noal Beltrão com o reitor e pró-reitor

 

Fotos: Lucas Esmolareck

 

 

A programação completa está aqui.

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago

 


Esta notícia foi visualizada 954 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157