× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Projeto Bola pro Futuro realiza confraternização na AFURIS

11/12/2014

Na onda de conclusão de diversos projetos, disciplinas e atividades em 2014, quem teve sua confraternização de fim de ano na noite de quarta-feira, 10, foi o Bola Pro Futuro, projeto de esporte, caracterizado pela inclusão social a muitas crianças e jovens. O encerramento ocorreu na AFURIS, reunindo autoridades municipais, como o prefeito Julio Ruivo e os secretários de gestão, Tiago Gorski Lacerda, de Desenvolvimento Social, Sonia Uberti e de educação, Denise Cardoso, além de autoridades acadêmicas, como o Diretor Geral do Câmpus da URI Santiago, Francisco Gorski. Prestigiaram a confraternização a coordenadora do curso de Educação Física, Angela Bortoli Jahn, a psicóloga Rita Nicola e a coordenadora dos projetos Sociais, Maria Saléti Reolon, além de demais colaboradores da Universidade.

 

O coordenador do projeto, Daniel Pahim Teixeira, contou que são cerca de 12 monitores atualmente, trabalhando diversas modalidades com aproximadamente 1.200 crianças e adolescentes. “O Bola pro Futuro é um projeto socioeducativo. A gente trabalha a área esportiva como uma ferramenta para levar a criança e o adolescente para que ele tenha um futuro promissor, na área que ele escolher para trabalhar, para viver”, disse. Segundo Teixeira, há crianças que trabalham com mais de uma modalidade. Para ele, o diferencial do projeto Bola pro Futuro, é que ele não obriga os participantes a estarem ali: “A criança está ali porque gosta, porque quer estar”. A equipe trabalha junto das escolas, com parcerias com as mesmas.

 

Um dos monitores, Jocelino Menezes, o Salário, trabalha com meninos de sete a 17 anos. “A gente procura dar atendimento, todo acompanhamento, inclusive na escola, em casa, na rua, e principalmente dentro do núcleo”, explicou Salário, que está no projeto há seis anos e atende 280 alunos. “A gente se defronta com bastante problema, mas faz parte da parceria URI e prefeitura, e para nós é uma satisfação ver estes meninos crescendo, estes meninos desenvolvendo e estando já dentro do convívio da sociedade”, comemora.

 

A Rádio URI FM conversou com o prefeito Julio Ruivo, presente no encontro. Salientou a parceria com a Fundação do Tênis, a qual tem trazido importantes frutos em matéria de gestão. O chefe do executivo falou nos desafios do projeto, citando que é preciso trabalhar com um banco de dados, que traga subsídios à equipe, melhorando assim, o rendimento escolar destes jovens. “Eu acho que nós temos capacidade de usar um software que eles utilizam (a Fundação do Tênis), para conseguir reunir um básico de informações e tirar um extrato disso tudo, para que a gente possa monitorar o rendimento escolar”.

 

No encontro, o professor Francisco Gorski, destacou o papel dos monitores do projeto, falando da parceria existente com a Universidade desde 2009. Para finalizar, desejou boas festas a todos e um próspero 2015. Ainda, no encontro, ocorreu uma dinâmica de grupo, através da professora Angela Bortoli, a qual também falou um pouco sobre o projeto Verão Saudável, que abrirá no próximo domingo.

 

Prefeito falou aos monitores

 

Foto: NUCOM

 

 

Veja as fotos!

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 921 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157