Ateno! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Arquitetura e Urbanismo: Universidade divulga vencedores de concurso

20/01/2015

Um concurso de um projeto paisagístico movimentou a URI Santiago, especialmente os alunos de Arquitetura e Urbanismo, no ano de 2014. Na aula inaugural do curso, em março do ano passado, o empresário e engenheiro Paulo Nicola, lançou um concurso para que os alunos desenvolvessem um parque natural nos moldes de um Jardim Botânico, com vegetação nativa, quedas d’água  e espaços de convivência com materiais naturais da região, tipo pedra e madeira.

 

Os grupos deviam ser compostos por até quatro pessoas, neste caso, o grupo vencedor foi uma dupla: Gabriel Vargas de Melo e Enio Rogerio Acosta Marques. Os alunos, hoje no 5º semestre, receberão a quantia de R$ 3 mil, além de uma viagem ao Rio de Janeiro, que provavelmente ocorrerá em julho. O patrocinador acompanhará os estudantes ao Rio, quando visitarão o Jardim Botânico. 

 

Coordenador da Arquitetura e Urbanismo, Edmar, junto da professora do curso, Nelci, relembraram sobre o projeto

 

O diretor geral da URI Santiago, professor Francisco Gorski, agradeceu ao empresário, dizendo da importância desta oportunidade dada aos alunos da instituição. Por sua vez, a diretora acadêmica, professora Michele Noal Beltrão, reforçou as palavras do diretor Francisco, agradecendo o engenheiro por ter lembrado da URI. O coordenador do curso, professor Edmar Fabricio, falou que foi uma ótima oportunidade ao curso de Arquitetura e Urbanismo, uma vez que foi possível valorizar a arquitetura, o urbanismo, mas também o paisagismo, divulgando o curso e os alunos para a comunidade.

 

Tarde de agradecimento ao empresário e reconhecimento aos alunos

 

Paulo conta que o lançamento do concurso foi, na verdade, uma necessidade, visto que procurava desenvolver um projeto criativo, dentro de uma área tão diferenciada como esta. “Para os alunos da URI, fazendo arquitetura, seria uma ótima oportunidade deles desenvolverem e também, resolver aquele problema que eu tinha de achar o projeto adequado. Tive muita sorte de ter conseguido”, comemorou.

 

O acadêmico Gabriel, um dos vencedores, salientou que foi feito todo um trabalho de pesquisa, um levantamento. Disse que não foi fácil, já que o trabalho consumiu inclusive noites de sono. “No fim, conseguimos o êxito, fico muito feliz”, disse.

 

A entrega do certificado ocorreu no gabinete da direção da URI Santiago na tarde desta terça-feira, 20, quando estiveram presentes o empresário, os diretores Francisco Gorski e Michele Beltrão, o coordenador do curso, professor Edmar Fabricio e a professora do curso, Nelci Brum.

 

Paulo, Gabriel, Francisco, Edmar, Nelci e Michele

 

 

A Rádio URI FM conversou com o empresário.

 

O que vai acontecer a partir de agora?
O projeto já está em execução. Eu tenho uma área lá que eu tento fazer tipo um parque, é uma área de praticamente 50 hectares, onde eu tenho alguns lagos, tudo arborizado na volta. E eu queria completar: tem um espaço bonito para fazer uma cachoeira, arborização, vegetação, eu quero fazer uma área de 25 hectares com vegetação da Mata Atlântica e como o espaço tem vários tipos de solos, solo úmido, seco, então, cada região exige um determinado tipo de vegetação, algumas resistentes à umidade, e, neste caso, tem que haver uma pesquisa, para fazer de maneira que perpetue. Então, a minha ideia é fazer um parque em torno de 50 hectares.  Já está bem adiantado, já fazem uns 14 anos que a gente vem programando e trabalhando em cima disso. Está faltando a sintonia fina, que será arrematado com vegetação e água.

 

O que mais te surpreendeu no projeto?
O que me surpreendeu foi a disposição, procurarem, se interessarem, pesquisarem e procurarem realmente seguir as normas que nós fizemos e cumprir as exigências. Então eles fizeram um belo trabalho: foi um trabalho cansativo, considerando que os dois tem família, que os dois estudam à noite e trabalham durante o dia. E, com esta dedicação, este esforço, correram atrás, e conseguiram através de pesquisa, através de testes, achar a solução mais correta que eu precisava. Então, eles têm os méritos, realmente mereceram ganhar e eu espero que eles tenham uma boa estadia no Rio de Janeiro.

 

Mais detalhes da entrevista, você confere nesta quarta, na Rádio URI FM.

 

 

Paulo e Gabriel

 

Fotos: Núcleo de Comunicação URI Santiago

 

O projeto: De acordo com o convênio, foi coordenado e dirigido pela URI, com patrocínio e apoio do engenheiro civil. O projeto a ser desenvolvido é um parque de caráter natural, nos moldes de um jardim botânico, com vegetação nativa, quedas d’água e espaços de convivência, para a área da Fazenda Santiago- Tunas, localizada no município do Capão do Cipó. A banca de avaliação foi composta pelos professores Edmar Fabricio e Nelci Denti Brum e pelo engenheiro Paulo Nicola. Os professores suplentes foram Ana Paula Bertani e Rodrigo Barcelos Pintos.

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notcia foi visualizada 944 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratrios Calendrio Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157