× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Desenvolvimento regional é a “nossa cara”, diz reitor, na formação em Santiago

18/03/2015

Dentro do IV Ciclo de Formação Continuada de Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI, o Câmpus Santiago foi a terceira unidade da URI a receber a formação. Ela aconteceu na terça-feira (17), reunindo o reitor da URI, professor Luiz Mario Silveira Spinelli; a pró-reitora de ensino da URI, professora Rosane Vontobel Rodrigues; os diretores Francisco Gorski, Michele Noal Beltrão e Jorge Padilha, a diretora da escola, Roselaine Lamberti, além de chefes de departamentos, coordenadores de área, coordenadores de cursos e chefes de setores. O ciclo é uma ação do programa de formação continuada para gestores, institucionalizado a partir da resolução 1713, do Conselho Universitário de 2012, ocorrendo anualmente, no mês de março, em cada uma das unidades da URI.

 

 

O professor Francisco Gorski, diretor geral, realizou o acolhimento inicial, seguido do pronunciamento institucional do professor Spinelli. O reitor reafirmou o que já foi falado nas unidades de Erechim e Frederico Westphalen: trazendo a temática “Liderança e Corresponsabilidade”, falou dos princípios da Universidade, destacando que  corresponsabilidade não pode ser discurso e sim princípio. Frisou que o desenvolvimento regional é a “a nossa cara”. Também, que a URI está tendo o cuidado de envolver pessoas das unidades neste ciclo, mostrando o quanto a Universidade possui em seu quadro técnicos administrativos e professores qualificados. Para ele, “ninguém quer viver um dia de grandes novidades, mas sim um dia para reflexões e retomada. Por isso o evento ser em março, simbólico para a educação”.

 

Diretor geral abriu a atividade de terça

 

Reitor destacou princípios da URI

 

Na palestra da manhã, a professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone tratou do tema  “Psicologia da Aprendizagem:  Diálogos entre Ensinar e Aprender”. Jacqueline é doutoranda do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

Na parte da tarde, o grupo dividiu-se nos segmentos ensino superior, escolas de educação básica e técnicos administrativos. Ao ensino superior foram realizadas oficinas com os temas “Plataforma Moodle: ferramenta auxiliar na autonomia da aprendizagem do acadêmico” e “C.Map Tools: ferramenta que faz a diferença no processo de aprendizagem”, com os professores Catiane Priscila Mazutti e Marcos André Costa.  As professoras da Escola de Educação Básica participaram de um encontro com a professora Rosane Vontobel Rodrigues. Em pauta, o tema “Que Escola somos? Que Escola queremos?”. Os técnicos estiveram com a psicóloga e professora Loren Aita Riss, a qual realizou um trabalho falando de mudança. Fazendo questionamentos como “mudar é complicado?”, foi um momento dinâmico, de muita reflexão.

 

Diretora e vice da escola, Roselaine Lamberti e Lourdes Sagrilo

 

Ao final da tarde, já no encerramento da formação, a professora Michele Noal Beltrão, diretora acadêmica, agradeceu pela presença de todos, que, segundo ela, fizeram da formação um momento para criar ainda mais entusiasmo frente a muitos desafios. A pró-reitora Rosane encerrou o encontro. O ciclo é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino e nesta quarta (18) ocorre em Santo Ângelo, sendo dias 25 e 26 em São Luiz e Cerro Largo, respectivamente.

 

 

Michele Noal Beltrão

 

Rosane Vontobel Rodrigues fazendo o fechamento do ciclo em Santiago

 

O grupo participante

 

Fotos: NUCOM

 

 

Todas as fotos AQUI

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 856 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157