Dia 26 de março aconteceu uma mobilização pela educação, a qual procurou envolver, não apenas acadêmicos da URI Santiago, mas sim, todos os estudantes de Santiago. Chamado de 26-M: Dia Nacional de Luta da Educação, teve o apoio do Diretório Central de Estudantes Cleo Adriano Sabadi Bonoto, reunindo em torno de 100 participantes. A atividade ocorreu na parte da noite, iniciando com discussão sobre a conjuntura política do Brasil e porque precisamos falar sobre o FIES.
Além dos diversos pronunciamentos, as colaboradoras Rita Nicola e Tatiana Ávila (do Serviço de Apoio Educacional), conversaram com os participantes. Tatiana colocou a todos a posição da Universidade. Explicou que a URI é comunitária, não recebe auxílio municipal, estadual ou federal. “Estamos em uma situação tão complicada quanto o aluno. Estamos acompanhando, solidários aos alunos, e porque precisamos do FIES também”. A URI aderiu a proposta do FIES, acreditando ser uma boa alternativa para os alunos cursarem o ensino superior. Uma prova disso é que em 2010 eram 150 alunos com FIES, hoje, são em torno de 900.
A partir da mobilização do dia 26, outras foram organizadas, como a da segunda-feira (30), reunindo centenas de estudantes no Câmpus. Todos, pedindo a liberação do FIES. Notícia no início desta manhã (31) anunciava que no Rio Grande do Sul, de 15 mil a 20 mil alunos ainda tentam sem sucesso obter o financiamento público pela primeira vez, conforme as universidades particulares. Com critérios de seleção mais rígidos, o MEC passou a limitar o número de vagas. Apenas cerca de quatro mil estudantes gaúchos conseguiram ingressar no Fies neste ano, para um universo de 95 mil que já dispõem do benefício no Estado.
O movimento tem um grupo no Facebook: o nome do grupo é 26M A luta pela educação continua.
A Direção da URI Santiago está apoiando as manifestações dos acadêmicos, inclusive a da noite de segunda-feira, solidarizando-se com todos os estudantes brasileiros. Nos próximos dias, a Reitoria terá nova audiência junto ao ministério.
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago