× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Ciência da Computação: curso conta com dois projetos de grande relevância

28/04/2015

Atualmente, o curso de Ciência da Computação está com dois projetos de pesquisa em andamento. Orientados pelo professor André Fiorin, contam com parcerias, além do envolvimento de demais professores e bolsistas. 

 

O projeto "Aplicando técnicas de tolerância a falhas nos servidores da URI Câmpus Santiago", tem como objetivo adicionar técnicas de tolerância a falhas nos servidores que prestam serviços digitais, como o portal do professor, portal do aluno, biblioteca, etc. Com ele, os serviços poderão continuar funcionando mesmo que o servidor onde o serviço está hospedado entre em colapso devido a algum erro de software ou hardware. Além da orientação de André, o projeto conta com a participação do professor Victor Machado e do bolsista Guilherme de Ávila.
 

 

O segundo projeto, tem a parceria da Prefeitura de Santiago. Participa André Fiorin junto do professor Attus Pereira Moreira e do bolsista Jhonatas Rodrigues Machado. O "Sistema de cadastro de informações mortuárias e de localização espacial de Jazigos Perpétuos opensource para o Cemitério Municipal da cidade de Santiago" busca o desenvolvimento de um software para informatizar os processos de registro e localização de informações mortuárias. O sistema também contará com um mapa para facilitar a localização dos jazigos. De acordo com a prefeitura, o cemitério municipal abriga mais de três mil jazigos perpétuos em uma área de 4,5 hectares. Essa quantidade de jazigos no espaço torna a localização de túmulos bastante complicada. Além disso, todos os registros de óbitos são feitos a mão em livros-ata desde que o cemitério foi fundado. Além de ocupar muito espaço físico, o registro e localização de óbitos é uma tarefa bastante onerosa para ser feita manualmente.

 

 

 

Bolsistas Guilherme (acima) e Jhonatas são participantes de dois grandes projetos, um, voltado à melhoria dos serviços na URI e o segundo, para melhorias no cemitério

 

Fotos: curso Ciência da Computação

 

 

Veja a matéria na página do curso AQUI

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago

 

 

 


Esta notícia foi visualizada 657 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157