× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Curso de Medicina leva dirigentes da URI a Brasília

08/05/2015

O reitor da URI, Luiz Mario Spinelli e o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, integraram a comitiva de reitores das quatro universidades comunitárias que foram cadastradas pelo MEC para obtenção de cursos de Medicina. No MEC os dirigentes foram recebidos e reuniram-se com o secretário nacional executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa e a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Wendel Abramo. O reitor Luiz Mario Spinelli explicou que há poucos dias em audiência promovida por lideranças políticas gaúchas, junto das universidades comunitárias cadastradas dos municípios de Erechim, São Leopoldo, Ijuí e Novo Hamburgo, realizada na Assembléia Legislativa do Estado, houve o entendimento de que no momento em que estão para serem implantados novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul, deveria ser destacada a importância das Universidades Comunitárias sediadas nos municípios escolhidos, como é o caso da URI em Erechim.

 

O reitor Luiz Mario Spinelli ratificou o que os demais reitores já haviam falado, ressaltando enfaticamente a inserção, a convivência de laços estreitos e o comprometimento total e absoluto com relação ao desenvolvimento regional. “Fizemos um breve relato da atuação comunitária da URI, principalmente na área da saúde, sempre sem qualquer fim lucrativo, e de pleno comprometimento e integração com programas sociais, quer por iniciativa própria ou associada a outros entes comunitários, sempre trabalhando de uma forma desprendida, harmônica e em prol do coletivo”, salientou o reitor da URI. Para o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, “o encontro foi muito proveitoso em razão de mostrar a importância das Instituições Comunitárias nas regiões em que atuam. Há um grande entendimento por parte do MEC na participação efetiva dessas comunidades”.

 

Os dois dirigentes que representaram a Universidade na audiência destacaram a forma responsável como foi construído o projeto do curso de Medicina da URI. O reitor afirmou que “em sendo escolhida a URI, já estamos prontos para ofertar o curso nos próximos meses”, dando clareza da dimensão com que a instituição tem tratado desta questão. A data provável do anúncio de quais universidades serão escolhidas em cada cidade para receber o curso é o dia 22 de maio, embora a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Wendel Abramo, tenha feito a ressalva de que ainda poderia haver algum atraso, por conta da avaliação técnica criteriosa que o MEC vem realizando para a definir as instituições. A tendência, no entanto, é o anúncio para o dia 22 deste mês. No encontro os dirigentes da URI contaram com o acompanhamento do prefeito de Erechim, Paulo Polis e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Paulo Marmentini, que se manifestaram sobre o empenho do município em abrigar o curso de Medicina, também enaltecendo as condições adequadas ofertadas pela URI através de seu projeto e da sua atuação de parceria na área da saúde.

 

Ainda em Brasília o reitor Luiz Mario Spinelli e o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, foram recebidos no Palácio do Planalto pelo Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Álvaro Henrique Baggio. “Foi uma recepção de cortesia do chefe de gabinete da presidência, onde pudemos tratar de outras questões de interesse da URI”, observou o reitor Luiz Mario Spinelli.-
 

 

 

Foto: Grupo das Universidades Comunitárias e autoridades recebidas no MEC

Crédito: Divulgação
 

 

 

Texto: Assessoria Comunicação Reitoria

 

 

Postado por Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 659 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157