× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

URI Santiago sediou I Sessão Externa de Julgamento da 8ª turma do TRT

26/05/2015

Dia 21 de maio, a URI Santiago, através do Curso de Direito, sediou a I Sessão Externa de Julgamento da 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho, na cidade de Santiago. A acolhida inicial ficou por conta da diretora acadêmica do Câmpus Santiago, professora Michele Noal Beltrão, bem como, do Juiz Titular da Vara do Trabalho, Fernando Formolo, o qual fez uma saudação em nome da Justiça do Trabalho.

 

 

A sessão foi presidida pelo Desembargador Federal do Trabalho, João Paulo Lucena. Esteve acompanhado pelo Desembargador do Trabalho, Fernando Luiz de Moura Cassal e pela Juíza convocada Angela Rosi Almeida Chapper, além de representante do Ministério Público.  É importante destacar a participação no evento do Desembargador Francisco Rossal de Araújo, que já convocado a atuar no Tribunal Superior do Trabalho em Brasília, esteve acompanhando a 8ª turma do TRT, do qual faz parte.

 

Rossal (ao microfone) está convocado a atuar no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília

 

Na noite de sessão, foram efetuados 14 julgamentos e foram feitas duas sustentações orais.

 

A sessão externa foi confirmada neste ano de 2015, após tratativas feitas pela coordenação do curso de Direito e pelo Juiz da Vara do Trabalho, Fernando Formolo. Assim, na data de 21 de maio a 8ª turma deslocou-se para Santiago com os processos de julgamento e com a equipe de apoio técnico.

 

 

Mas, a sessão externa também foi marcada por homenagens. Realizou-se uma saudação especial à Desembargadora Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo, que foi Juíza Titular da Vara do Trabalho na cidade de Santiago por muitos anos. Atualmente, é presidente da 10ª turma do TRT. Por sua vez, ela fez um pronuncimento agradecendo a homenagem recebida e fez um breve resgate de toda a história da Justiça do Trabalho na cidade de Santiago.

 

Participaram mais de 300 acadêmicos do curso de Direito (noturno e diurno), além dos professores do curso, advogados da região e autoridades, como Diego Fajardo, Juiz de Direito de Santiago, e José Marcelo Palmeiro, presidente da OAB subseção Santiago/Jaguari.  No ano de 2015, o curso de Direito conquistou a nota máxima do MEC após avaliação técnica.

 

Coordenadora Adriane comenta- A atividade é também chamada de sessão didática de julgamento, pois os desembargadores preparam uma sessão especial, sabendo que terão um público de acadêmicos. “O diferencial é que eles vão explicando todos os passos. São processos diferenciados para que os alunos possam entender as diversas situações da área trabalhista”, comentou a coordenadora.  Ao final da sessão, Adriane Damian Pereira fez um grande agradecimento, entregando a cada participante da sessão um exemplar da revista Direito, Justiça e Cidadania, volume 11, recentemente lançada.

 

“Um momento único de aprendizado”, diz acadêmico- Para o acadêmico Anderson Bittencourt Flores, do IX semestre, eventos como o realizado na última quinta-feira  tem papel fundamental para o fortalecimento do vínculo teoria e prática do exercício profissional.  “Podemos ver, de forma clara, a materialização de tudo o que aprendemos em sala de aula. Estamos longe dos grandes centros, porém acompanhar uma sessão de julgamento nos aproxima ainda mais da realidade profissional que encontraremos ao final do curso. Sem dúvida um momento único de aprendizado”

 

Fotos: curso de Direito e NUCOM

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 1075 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157