× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Matemática da URI completa 15 anos

19/08/2009

               O Curso de Matemática da URI-Santiago teve início em agosto de 1994. Em agosto de 2009 está completando 15 anos e formando a 13ª turma, totalizando em torno de 250 egressos. A maioria dos egressos está atuando nas escolas de educação básica da região e muitos retornam à Universidade para realizar cursos de Pós-Graduação em nível de especialização ou mestrado, na própria URI ou em outras instituições de ensino superior.

Até o ano de 2006 o Curso de Licenciatura em Matemática da URI habilitava também para o exercício do magistério em Desenho Geométrico e Física. Em 2004 foi implementada uma nova matriz curricular atendendo às diretrizes do MEC. Atualmente a duração do Curso é de nove semestres e sua grade curricular contempla conteúdos de cinco blocos pedagógicos distribuídos em disciplinas específicas, pedagógicas, articuladoras, atividades complementares e estágios que são conduzidos por uma equipe de professores altamente qualificados e com experiência na educação básica e no ensino superior.

Para auxiliar o desenvolvimento das atividades de ensino, os acadêmicos tem a disposição os laboratórios de Matemática, Física e Informática, onde são desenvolvidas aulas práticas utilizando recursos tecnológicos, materiais manipuláveis e atividades experimentais.

Além do envolvimento nas atividades regulares de ensino, o acadêmico do Curso de Matemática tem a oportunidade de participar de projetos, atuando como bolsista em atividade de pesquisa e extensão junto a professores do Curso, de grupos de estudos, de seminários, palestras e outros eventos que são validados como atividades complementares de ensino e cujo objetivo é contribuir com a formação técnico-científica e humanística dos acadêmicos.

O Curso de Matemática insere-se na comunidade regional, por meio de diferentes projetos de extensão desenvolvidos por professores e acadêmicos. Os projetos objetivam o desenvolvimento de atividades de apoio ao ensino de Física e Matemática e são desenvolvidos durante o período letivo por meio de aulas de apoio aos alunos da rede estadual, municipal e privada do município, monitoramento aos professores da região, mostras dos laboratórios, oficinas e palestras que potencializam a aquisição do conhecimento matemático por parte do aluno e contribuem com a formação continuada dos professores.


Esta notícia foi visualizada 1088 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157