× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Erechim recebe o V Ciclo de Formação Continuada

08/03/2016

A URI Erechim sediou nesta terça-feira, 08, mais um encontro do V Ciclo de Formação Continuada para Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI, destinado a gestores, professores e técnico-administrativos. O evento é realizado todos os anos em todos dos câmpus da Universidade. Já foram realizadas as etapas de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. Quinta-feira, 10, será a vez de Frederico Westphalen e dia 16 encerra em Santiago.
 

 

Reitor fala em comprometimento
O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli pediu na abertura do evento a participação de todos os setores da Universidade com os temas abordados e com a vida da instituição. “Eu peço o comprometimento de todos com os temas abordados neste evento”, observou. De acordo com o reitor o que está sendo debatido neste V Ciclo de Formação Continuada já estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2010 e há poucos dias foi uma indicação do próprio MEC. “Isto demonstra que estamos no caminho certo”, destacou Luiz Mario Spinelli.

 

 

Para o reitor, todos os setores da Universidade, e o pessoal de cada um deles sempre deve estar preparado para fazer o enfrentamento das pequenas e grandes questões da instituição. “Quase sempre estamos preparados para as coisas grandes, mas às vezes nos perdemos em coisas pequenas”, salientou, com o objetivo de chamar a atenção de que todos precisam estar sempre bem informados sobre o que é, e o que existe na Universidade. Nesse sentido advertiu que entre as fragilidades da URI, diagnosticadas há bem mais tempo, e algo que vem sendo corrigido, é que “nós convivemos pouco, nos comunicamos pouco”. De acordo com o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, nesse sentido encontros como a Formação Continuada, “nos unem mais, nos dão mais força. E foi assim, com este sentimento, que saí de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga” onde ocorreram os primeiros encontros. Em São Luiz Gonzaga também com participação da Extensão de Cerro Largo.  O reitor fez ainda uma saudação especial às mulheres da URI pela passagem de seu dia neste 8 de março.
 

 

Recepção e reflexão
Antes da fala do reitor, a Diretora Acadêmica da URI Erechim, Elisabete Maria Zanin, recepcionou os participantes em nome da direção do câmpus. Levou todos a uma reflexão através de frases e imagens a respeito da força que há dentro de cada pessoa e do que cada um pode desde que atuando com autoconfiança, planejamento, coragem e determinação. Também coordenou o sorteio de uma tela em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
 

 

Universidades Italianas
O palestrante professor e economista italiano, Danilo Espósito, que tem participado de todos os encontros do V Ciclo de Formação Continuada da UR abordou o tema “Internacionalização: Diálogos com a Itália”. Ele salientou que a Itália tem muito interesse em colaborar com Universidades do exterior, em particular, com as situadas nos países emergentes, como é o caso do Brasil. Neste aspecto a URI ocupa lugar de importância, pois possui cinco convênios assinados com Universidades Italianas nas áreas acadêmica, cultural e científica.

 

De acordo com o economista, a troca de experiências é recíproca entre Universidades Italianas e dos demais países, principalmente nos últimos anos com o Brasil, China, Índia e Rússia, entre outras. “O sistema acadêmico italiano busca incentivar as relações internacionais porque são importantes”, destacou, ressaltando que cada instituição ingressa e participa com suas características individuais. 

 

Além do reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, participam do evento os pró-reitores de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues e de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos; o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, a diretora acadêmica, Elisabete Maria Zanin, o diretor de administração, Paulo Roberto Giollo, o diretor da Escola de Educação Básica, Alan José Bresolin, professores e funcionários da URI Erechim.
 

 

Oficinas sobre temas básicos
Durante o dia ocorreram oficinas em três grandes áreas: Educação em Direitos Humanos, Educação das Relações Étnico-Raciais  e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, africana e Indígena e Oficina sobre Educação Ambiental. No turno da tarde, coube à pró-reitora de Ensino, coordenadora do Ciclo de Formação Continuada, Rosane Vontobel Rodrigues, realizar o encerramento.

 

 

Foto e texto ASCOM Reitoria

 

 

Postado por Núcleo de Comunicação

URI | Santiago


Esta notícia foi visualizada 313 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157