× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Santiago sedia último encontro do V Ciclo de Formação de Coordenadores

16/03/2016

O V Ciclo de Formação Continuada de Coordenadores- Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI encerrou nesta quarta-feira, 16, no câmpus Santiago. Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino da URI e trazendo como slogan “Caminhando Juntos”, a programação iniciou às 9h com um momento cultural a cargo da Escola de Educação Básica da URI, a qual trouxe a temática “Navegar é preciso”.

 

Momento cultural da escola

 

Após, a diretora acadêmica, Michele Noal Beltrão (foto), realizou o acolhimento ao público. Michele salientou que nossa tarefa coletiva é derrubar muros e construir pontes, falando sobre a importância em reconhecermos que estamos todos interligados. “Precisamos construir alternativas e buscar soluções”, disse.

 

 

Logo após a diretora acadêmica, o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, fez uma fala motivadora e reflexiva. Conforme ele, encerra o ciclo com muita alegria, “andando, conversando”, falando da distância geográfica entre as unidades da instituição, a qual está localizada nas cidades de Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, São Luiz, Cerro Largo e Santiago. O reitor falou da necessidade de unir as pessoas e que foi muito importante os câmpus da URI reconhecerem suas diversidades. Ao falar que cada câmpus caminha em busca de um ideal, também salientou que temos muitos desafios detectados. “Nossas fragilidades estão bem pontuadas”, argumentou. Citou ainda o recredenciamento da URI, elogiando os grupos técnicos de trabalho que foram criados em cada câmpus para trabalhar com este assunto, e comentou também sobre a TOTVS, o novo sistema operacional da Universidade. Por fim, disse: “Vivemos um momento muito bom, de muito diálogo”.

 

 

O economista Danilo D’Attanasio Esposito proferiu a palestra “Internacionalização: diálogos com a Itália”. Ele é graduado em Economia pela Universidade de Trento e é pós-graduado em Sistemas de Processos de Fabricação e de Informação de Negócios pela mesma universidade. Hoje, é consultor de relações internacionais das seguintes universidades: Fundation Edmund Mach, Universitá degli Studi di Salerno, Universitá degli Studi di Perugia, Universitá degli Studi di Camerino e Universita Politecnica dele Marche. Ele mostrou ao público as instituições italianas que já firmaram convênio com a URI.

 

Internacionalização: o tema do primeiro palestrante

 

O professor Dr. João Martins Bertasso desenvolveu palestra/reflexão “Educação em Direitos Humanos”. A oficina “Educação Ambiental” foi coordenada pelos professores Sônia Beatris Balvedi Zakzevski, doutora em ecologia e recursos naturais, e Rodrigo Fornel, doutor em ciências. Após, aconteceu a oficina “Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro brasileira, africana e indígena”. Os temas foram abordados pelas professoras Rosângela Fachel de Medeiros, doutora em Literatura Comparada, e Ana Paula Teixeira Porto, doutora em Letras.

 

Professor Bertasso

 

Oficina com Rodrigo e Sônia

 

Professoras Ana Paula e Rosangela

 

O encerramento foi feito pela pró-reitora de ensino Rosane Vontobel Rodrigues (foto). Ela recapitulou momentos importantes do encontro, elogiando a reflexão proposta pela diretora Michele sobre a necessidade de construirmos pontes e lembrando do pronunciamento institucional do professor Spinelli acerca dos princípios de gestão da URI. Rosane evidenciou a internacionalização: “Precisamos estimular o nosso aluno a querer sonhar”. Disse que nós, enquanto universidade, somos construtores de futuro: “É isso que somos aqui: uma casa formativa”.

 

 

Este ciclo é uma ação do programa de formação continuada para gestores, institucionalizado a partir de resolução do Conselho Universitário de 2012 e ocorre anualmente, no mês de março, em cada uma das unidades da URI. O ciclo é destinado a gestores, professores e técnico-administrativos.

 

Veja as FOTOS AQUI

 

 

Núcleo de Comunicação

URI | Santiago

 

 


Esta notícia foi visualizada 396 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157