× Atenção! Este site foi descontinuado em 18/05/2016. Visite o novo site: clique aqui.
Notícias

Direto de Portugal, acadêmica relata experiência

13/05/2016

Desde o início de fevereiro, a acadêmica Dienifer Amaral Pavão, do 9º semestre de Psicologia, está na cidade de Coimbra, Portugal, realizando o tão sonhado intercâmbio. Ela está participando através do programa Santander Universidades. A aluna enviou um relato do intercâmbio para a URI, o qual compartilhamos com todos:

 

“Sou acadêmica do 9º semestre do curso de Psicologia e por meio do Programa Santander Universidades tive a oportunidade de estudar em uma das universidades mais reconhecidas no mundo, a Universidade de Coimbra também está entre as mais antigas, com 726 anos desde a data de sua fundação ela é considerada patrimônio mundial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a UC encontra-se localizada na cidade de Coimbra, região central de Portugal. Vale considerar que a Universidade de Coimbra abrange uma das maiores comunidades de estudantes internacionais. 

 

A oportunidade de realizar o intercâmbio acadêmico na UC está sendo uma importante experiência que faz a diferença na minha formação, como aluna de mobilidade internacional tive a possibilidade de frequentar as aulas de dois mestrados na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, ingressei nos mestrados em Psicologia Forense e Psicologia do Trabalho, visto que ambos os mestrados são integrados na graduação. Cursar algumas matérias permitiu-me ampliar meus conhecimentos teóricos, acredito que os ensinamentos da minha Universidade de Origem sustentaram de modo eficiente a gama de novas ideologias apresentadas.

 

Desde os primeiros contatos com a Universidade de Coimbra foi possível perceber que os ganhos em nível de conhecimento ultrapassam os puramente educacionais, tenho tido a oportunidade de conviver com pessoas de diferentes nacionalidades, bem como de visitar outros países, o que me oportuniza explorar distintas culturas, línguas, além disto, perceber características comportamentais intrínsecas as tradições locais, enriquecendo assim a minha visão de mundo.

 

Percebo que os momentos surpreendentes vividos aqui, me proporcionaram conquistas pessoais, como superar o medo e a insegurança que permeavam meus pensamentos antes do percurso do intercâmbio, a apreensão provinda do desconhecido permitiu a coragem para muitas situações longe da família. 

 

Tenho experimentado muitos sentimentos desde que embarquei nesta nova etapa de conhecimentos pessoais e profissionais, penso que gratidão é uma palavra significante para simbolizar este ciclo de descobertas únicas na minha vida, assim agradeço ao meu grupo familiar, ao meu namorado e aos amigos pelo suporte, incentivo e apoio, pois mesmo diante da saudade e da distância permanecem presentes. Também ressalto o importante papel da URI SANTIAGO na minha conquista, visto que a oportunidades de ingressar em uma das universidades mais prestigiadas da Europa é devido aos convênios promovidos por seu intermédio, ainda pontuo o encorajamento oriundo do corpo docente. 
 

 

Considero a relevância em compreender e em atuar em diferentes realidades para quem almeja uma boa formação acadêmica em qualquer área do conhecimento. Por fim, deixo o meu o meu estimulo e incentivo a todos os discentes que assim como eu desejam encarar desafios e descobrir novos horizontes”.

 

 

Núcleo de Comunicação


Esta notícia foi visualizada 303 vez(es).




Mais notícias

Ver todas
Texto: A+ A- A
GLPI GLPI CampusNET ProfessorNET Rádio URI FM Horários 2012 Laboratórios Calendário Manual Manual formatura Boletos



Desenvolvido por Rafael Olanda/NI
RSS Feed CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157